Grupo Garimpo abre mostra de joias e acessórios de moda

Anel Geométrico, criação da designer Bárbara Müller. Foto: Grupo Garimpo/Divulgação

O Grupo Garimpo - Preciosidades da Amazônia, formado por dez designers do Programa Polo Joalheiro do Pará, realiza, de 7 a 20 de dezembro, sua primeira mostra de joias e acessórios de moda, na Gourmeteria Villa Toscana, na Travessa Nove de Janeiro, 1683. As 30 peças artesanais da coleção são inspiradas na contemporaneidade amazônica e em suas referências objetivas e subjetivas. 

“A nossa pretensão é dar um olhar fashion sem perder nossa essência amazônida”, adianta a designer Lídia Abrahim, que integra o grupo, também formado por Bárbara Müller, Beta Freitas, Celeste Heitmann, Erivaldo Jr., Ivam Silva, Iveta Negrão, Marcilene Rodrigues, Mônica Mattos e Rosa Castro.

Os integrantes do Programa Polo Joalheiro - mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) - são designers e microempresários que buscam, com a mostra, produzir um resultado cuja origem é o atual conceito de economia criativa, potencializando o ser criativo e envolvendo, além dos designers, artesãos, ourives, lapidários e outros profissionais da região amazônica, que incentivam e alimentam a economia de “art-joia” paraense.

Com essa produção local e artesanal, o grupo surge, de maneira informal, com a proposta de estar aberto a novos e experientes criativos, de modo a agregar valor com a bagagem cultural de cada um em sua área de atuação. As peças da nova coleção são joias e acessórios de moda que retratam o compromisso de cada criador com sua expressão artística. A proposta do grupo, de acordo com Lídia Abrahim, é que ele seja “camaleão” no sentido de se modificar e motivar seus integrantes a uma inovação contínua.

“Hoje são dez; amanhã podem ser dois ou vinte a integrar o grupo", comenta a designer Marcilene Rodrigues. "Os criadores são livres para ir e vir, frente verso e avesso. Dessa forma, cada um tem seu espaço de trabalho próprio, mas se une para organizar e fazer acontecer” Segundo Lídia Abrahim, a escolha do espaço Villa Toscana, da Galeria Villa Maíra, para receber a primeira mostra do Grupo Garimpo foi “especial", por se tratar de "um lugar de experiências sensoriais”. O convite da direção do espaço aconteceu durante a realização de uma produção fotográfica de joias de Lídia e Marcilene, feitas pelo Estúdio Lazuli, que utilizou o espaço da gourmeteria como locação.

Além da exposição de joias e acessórios, a abertura do evento contará com desfile-perfomance, apresentação de música instrumental (sax) e participação dos artistas plásticos Clarisse Pintat e Gilvan Tavares, que mostrarão, respectivamente, desenhos e pinturas.

A mostra é uma realização do Grupo Garimpo e da Gourmeteria Villa Toscana, com apoio do Governo do Estado, Seicom e Igama. 
Anel Amor Agarradinho, criação da designer Marcilene Rodrigues.
Fonte: Lazuli Estúdio/Divulgação
Bracelete Pirarara, criação da designer Lídia Abrahim.
Foto: Lazuli Estúdio/Divulgação



Bolsa da Coleção Memórias, criação da designer Celeste Heitmann.
Foto:Grupo Garimpo/Divulgação
Serviço: Mostra da primeira coleção de joias e acessórios de moda do Grupo Garimpo - Preciosidades da Amazônia. De 7 a 20 de dezembro de 2013, das 11 às 21 horas (exceto às segundas). Galeria Villa Maíra, na Gourmeteria Villa Toscana - Travessa Nove de Janeiro, 1683, entre Gentil e Magalhães Barata. A abertura da mostra acontece neste sábado, 7, às 19 horas.

Mais informações em (91) 9184-7018 

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso