Estudantes de Abaetetuba visitam o Espaço São José Liberto

A visitação começou pela capela do São José Liberto. Foto: Igama/Divulgação 
Cerca de 150 alunos de quatro turmas do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Costa Feio, oriundos de Colônia Nova, município de Abaetetuba, no nordeste paraense, visitaram o Espaço São José Liberto e o Polo Joalheiro do Pará, na tarde desta quinta-feira, 14. Os alunos estavam acompanhados por professores e coordenadores pedagógicos da escola, bem como por seus pais e responsáveis. A programação incluiu uma visita ao Museu Emílio Goeldi. No São José Liberto, a visitação começou pela capela e se estendeu ao Museu de Gemas do Pará, ao Jardim da Liberdade, à Cela Memorial, à Casa do Artesão e ao Anfiteatro do Coliseu das Artes. 
A atividade foi coordenada pela professora Sandra Suely, com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento sobre a história do Estado. “Eu também não conhecia o São José Liberto e estou achando maravilhoso porque é um modo de repassar essas informações aos nossos alunos, para eles conhecerem mais sobre a história do prédio, o que já foi e como se encontra hoje”, disse a professora Rossilda Silva.
Técnicos do Igama receberam os estudantes
O grupo foi recebido e orientado por Dina Mesquita, Emilly Furtado, Elizângela Souza, Felipe Santa Brígida e Alexandre Cordovil, técnicos do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que dividiram os visitantes em grupos para mostrar melhor todos os espaços do Polo Joalheiro. A maioria dos alunos e seus responsáveis nunca haviam entrado no Espaço São José Liberto, como a lavradora Maria Madalena Gomes dos Santos, que acompanhou seu filho Bruno, de nove anos. “Eu creio que é bom para a gente ter mais conhecimento sobre o nosso estado. Isso tudo é a riqueza do nosso Pará. Quem vem de fora valoriza nossa riqueza e a gente também precisa conhecer e valorizar mais”, disse. Bruno admirou as gemas minerais e ficou encantado com o quartzo hialino localizado na frente do Museu de Gemas do Pará. 
Maria de Madalena e seu filho na entrada do Museu de Gemas
Os visitantes também observaram de perto o grande quartzo, de 2,5 toneladas, colocado no centro do Jardim da Liberdade, que também abriga outros tipos de gemas, especialmente ametista e citrino. Nas cinco salas do Museu de Gemas do Pará, vinculado ao Sistema Integrado de Museus (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), os alunos tiveram contato também com o rico acervo de cerâmicas arqueológicas.
Maria de Nazaré e seu neto, na instalação Rio Vertical
Mas a história do prédio centenário, considerado referência cultural, turística, comercial e de patrimônio arquitetônico em Belém, não era de todo desconhecida dos visitantes. “Eu lembro de rebeliões que aconteceram aqui", comentou a lavradora Maria de Nazaré Pimentel dos Santos, que acompanhou seu neto, Glauber Lucas, de sete anos. "Quem diria que esse lugar, hoje, é esse lindo prédio, que chama tanta atenção”.
A lavradora também destacou produtos comercializados na Casa do Artesão e a instalação “Rio Vertical”, criada pelo artista visual Emanuel Franco e pelo arquiteto e secretário de Estado de Cultura Paulo Chaves, que está exposta no Coliseu das Artes, com representação de pequenas embarcações de diversos municípios paraenses. “Meu neto gostou das canoas na parede e eu também. Só aquele aroma do Pará já atrai a gente. Estou levando perfumes e cheiro”, concluiu Maria de Nazaré.
Serviço - O Espaço São José Liberto, desativado no final dos anos 90, já abrigou convento, olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Totalmente restaurado, renasceu em 11 de outubro de 2002. É mantido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Igama, organização social gestora do espaço. As visitas monitoradas para instituições de ensino acontecem de terça a sábado, das 9 às 19 horas, com agendamento prévio. Para mais informações, falar com Carmem Macedo, gerente de Eventos do espaço, no telefone 3344-3517. 
 Fotos: Igama/Divulgação
Confira outras fotos na Fan Page do Espaço São José Liberto
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso