Exposição "Joias de Nazaré 2013” abre na próxima quinta-feira (3)

A exposição Joias de Nazaré comemora 10 anos e será aberta no dia 3 de outubro na Capela do Espaço São José Liberto, às 18 horas, onde as joias ficarão expostas para visitação até o dia 31 de outubro. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). A entrada franca.

A inspiração para as joias artesanais criadas por designers e microempresários do Programa Polo Joalheiro para esta edição comemorativa foi o tema “O Povo do Círio: Arte, Cultura, Vida e Fé em Honra à Maria”. Com criatividade, utilização de matéria-prima regional e técnicas especiais, as peças mostram ícones representativos da celebração religiosa.

A direção de criação artística da exposição é de Rosângela Gouvêa Pinto, especialista em Educação e Designer de Joias, mestre em Meio Ambiente e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o projeto visual e de ambientação é de autoria dos artistas plásticos Emanuel Franco e Armando Queiroz.

Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto, explica que os braceletes, pulseiras, pingentes, brincos e anéis da nova coleção revelam o conceito de atemporalidade presente na joia religiosa, caracterizada pelas inscrições nas peças e pela utilização de muitas gemas minerais, aliado aos inovadores materiais utilizados nas joias paraenses, como a madeira.

Na exposição, o público poderá ver de perto o trabalho dos designers, microempresários, ourives, lapidários, cravadores e demais profissionais do Polo Joalheiro. São peças exclusivas em metais nobres como ouro e prata, que se destacam pelo design, pela referência aos ícones do Círio de Nazaré e por serem cravejadas de gemas minerais, como ametistas, citrinos, turmalinas rosa, quartzos hialinos, diamantes, águas marinhas, crisoprásios, granadas, ágata e green gold.

O Espaço São José Liberto e o Programa Polo Joalheiro do Pará são mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Seicom, sendo gerenciado pela organização social Igama. A exposição segue até o dia 31 de outubro nos horários de funcionamento do Espaço: de terça a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18h. Entrada gratuita.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso