Governador abre as Feiras do Artesanato Paraense e Mundial

O governador Simão Jatene com a primeira-dama, Ana Jatene, visitam estandes da feira e observam o artesanato de Balata. Foto: Claudio Santos. AG. PARÁ

O governador Simão Jatene fez neste sábado (3) a abertura oficial da II Feira do Artesanato Paraense (Fesarte), promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). O evento ocorre até o próximo dia 11, em conjunto com a 27ª Feira do Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Mais de 450 artesãos participam do evento, entre eles 270 de 33 municípios do Pará, representando o Norte do país.

O evento reúne expositores de 15 países, entre eles Turquia, Índia, África do Sul, Bolívia, Egito, Quênia e Marrocos, além de 14 Estados brasileiros, como São Paulo, Rio Grande do Norte, Amazonas, Ceará e Mato Grosso. Para Simão Jatene, a FAM 2013 é um importante instrumento de troca de experiências e realização de negócios, além de uma vitrine para o setor artesanal paraense.

“O artesão tem uma característica fantástica. Ele opera com as mãos, mas, de fato, ele trabalha com o coração, o que marca o trabalho de cada um deles. Essa troca de experiência é sempre muito rica, porque ela permite que culturas distintas possam experimentar, vivenciar e conhecer traços particulares de cada uma delas, além de  permitir que a nossa gente, nosso povo, tenha acesso ao que é produzido aqui e o que é produzido em outros Estados e outros países”, disse o governador.

Para ele, todo e qualquer mecanismo que permita a geração de emprego e renda, sobretudo proporcionando a capacidade de realização profissional, é sempre um ganho para a construção de uma sociedade melhor. “O Estado inteiro está aqui, cada um mostrando a sua arte, cada um mostrando a sua criatividade e, sobretudo, trocando experiências e permitindo que o nosso Pará possa cada vez mais se preparar para enfrentar seus grandes desafios, que são a pobreza e a desigualdade social”, afirmou.

Serviço: II Feira do Artesanato Paraense e 27ª Feira do Artesanato Mundial. Até o dia 11, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Ingressos: R$ 6, com direito à meia-entrada. Crianças até 6 anos e idosos acima dos 60 têm entrada franca.

Leia mais aqui

Fonte: Agência Pará de Notícias

Leia também Joias do Polo Joalheiro estarão na Feira do Artesanato Mundial

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso