Nossa Senhora de Nazaré emociona público da Expocatólica no Rio de Janeiro

Diretor do Círio Círio 2013, Kleber Vieira, apresenta Nossa
Senhora de Nazaré, que emociona os participantes
 da celebração

A presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré produziu momentos de grande emoção na abertura da Expocatólica 2013 - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece pavilhão de exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), até o próximo dia 26. No final da manhã deste sábado, 20, após um mini cortejo pelo Pavilhão 3, a Imagem foi conduzida por dirigentes da Arquidiocese de Belém e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) até o estande do Ministério do Turismo (MTUR), onde aconteceu a abertura oficial do evento, com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Governo e Prefeitura do Rio de Janeiro, dirigentes do MTUR e Governo do Pará, entre outros.

A Expocatólica é uma feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única focada neste setor na América Latina, o que motivou a parceria entre Paratur, Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Diretoria do Círio de Nazaré, com o intuito de levar a Imagem Peregrina até o evento, estendendo a participação do maior ícone da fé católica paraense à Jornada Mundial da Juventude, da qual participará também o Papa Francisco, que estará no Riocentro na tarde do dia 28. Na ocasião, o Governo do Pará e a Arquidiocese de Belém, juntamente com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, representada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta, entregam ao pontífice uma réplica da Imagem Peregrina.

Ronald Azaro, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e secretário de Turismo do Rio de Janeiro, enalteceu o evento e informou que o MTUR investiu este ano cerca de R$ 650 mil na realização de eventos religiosos em estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Pará, onde o município de Bragança foi contemplado com verbas para essa finalidade. Somente na Expocatólica, segundo Azaro, foram investidos R$ 1,4 milhão. “O Governo orgulha-se de estar junto com a CNBB promovendo o turismo religioso em todo o Brasil", afirmou o presidente do Fornatur, ao garantir que a partir da Jornada Mundial da Juventude haverá um tratamento diferenciado ao público envolvido na programação da JMJ, estimado em cerca de dois milhões de pessoas, que passam a se tornar turistas em potencial do Rio de Janeiro e do Brasil.

O jornalista Claudio Magnavita, membro do Conselho Nacional de Turismo e subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro, aprovou a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no evento. “O Pará traz à Expocatólica o símbolo do Círio, evento religioso que mobiliza dois milhões de romeiros todos os anos, a própria Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e um belíssimo estande”, ressaltou. Integrante da Câmara de Segmentação do MTUR, Magnavita lembrou que o Fornatur e a Câmara, ao aprovar os investimentos do MTUR na Expocatólica, entendem que o papel do ente público é fomentar os segmentos turísticos.

O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, lembrou que o importante não são as imagens que se cultua durante os eventos católicos religiosos, mas a fé que se propaga a partir dessas manifestações. E encerrou a cerimônia de abertura abençoando, por interseção de Nossa Senhora de Nazaré, todos os participantes do evento.
Pe Fábio lembrou a importância do Menino Jesus no
 colo de Nossa Senhora e da devoção à Mãe de Jesus

Após a abertura oficial da Expocatólica, a Imagem de Nazaré seguiu para o estande do Pará em um grande cortejo formado pelas autoridades e convidados presentes à cerimônia. Após uma breve parada em frente à berlinda, a imagem seguiu ao espaço Bote Fé, no Pavilhão 4, onde foi recebida pelo Padre Fábio de Melo, enquanto celebrava a primeira missa da programação. Fábio lembrou a importância do Menino Jesus no colo de Nossa Senhora de Nazaré e da necessidade de devoção de todos à mãe de Jesus.

Devoção – Logo após a missa, a Imagem Peregrina voltou ao estande do Pará, seguida por uma multidão de fiés. De joelhos diante da Berlinda, a carioca Heloisa Helena agradeceu a viagem que fez até Portugal e pediu ajuda para ir ao Círio em Belém. “Eu me emocionei porque tinha pedido à Nossa Senhora uma viagem à Fátima, em Portugal, e meu sonho foi realizado. Hoje pedi a ela que me leve a Belém para poder acompanhar o Círio de perto”, confessou a devota.

Laila Monique Menezes nasceu na bairro da Cidade Velha, em Belém, bem próximo à Catedral da Sé, mas há 9 anos mora no Rio de Janeiro. Quando soube que a imagem da Virgem de Nazaré estaria na Expocatólica fez questão de visitá-la. “Este ano não poderei ir ao Círio. Por isso vim logo pedir as bênçãos à santinha”, disse a paraense, que levou o filho Caio Rodrigues, de 8 anos, para ver de perto a padroeira dos paraenses.

O estande do Pará na Expocatólica 2013 tem 300 metros quadrados e foi montado em parceria com o Ministério do Turismo (MTUR).  Inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ele reproduz, nas duas principais fachadas, a Basílica Santuário e a Catedral da Sé. Nas laterais foram modelados os Arcos de Nazaré, todos plotados com fotografias dos momentos mais emocionantes do Círio. Ao centro do estande, está um pedestal giratório com o símbolo mais importante do Círio, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A berlinda onde fica a Imagem veio da Catedral do Rio de Janeiro e foi doada pelos dirigentes da Imperatriz Leopoldinense, no ano passado, a Dom Orani Tempesta, arcebispo da capital carioca, meses antes da escola homenagear o Pará no carnaval. O coche foi carinhosamente decorado com lírios e outras flores tropicais pelos devotos.

Fábio Ítalo, vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazaré, que convoca e recebe a comunidade paraense na Jornada Mundial da Juventude e Expocatólica, além de decorador é especializado na produção de mantos de Nazaré, alguns já doados para o Círio de Belém e de Marapanim.
Autoridades de todo o Brasil saudaram Nossa Senhora de Nazaré na abertura da Expocatólica.
Presente à Francisco – Também já está no Rio de Janeiro com a equipe da Paratur a réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que será entregue pelo Governo do Estado do Pará ao pontífice Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

A imagem foi confeccionada em cedro vermelho, em policromia e folhas de ouro. As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhada em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis, ao todo. Já o manto em tecido branco foi ornamentado com bordados em fios dourados, cravejados por gemas preciosas: 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Por fim, o broche foi feito em gema de ametista com grafismos marajoaras, diamante e safira.

Promoção – A 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, na Barra, de 20 a 26 deste mês, é voltado para a promoção do turismo religioso. Apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde sua primeira edição, o evento passa a contar com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo, entidade da Igreja Católica no Brasil, focada e atuante no fomento do Turismo Religioso.

Confira os detalhes do primeiro e segundo dia da participação do Pará na Expocatólica 2013 e Jornada Mundial da Juventude:


A paraense Laila Monique Rodrigues e o filho Caio Rodrigues não vão ao Círio e aproveitaram para pedir bençãos antecipadas
Diretor do Círio 2013, Cleber Vieira, apresenta Nossa Senhora de Nazaré, que emociona os participantes da celebração
Heloisa Helena agradeceu viagem até Portugal e pediu ajuda para ir ao Círio em Belém

Confira a programação a partir deste domingo

21 de julho ( domingo)
 11h ás 21h - Visitação pública aos espaços da 10ª. Expocatólica
 Pavilhão 2 – 10ª. Expocatólica (Feira de artigos e produtos religiosos)
 Pavilhão 3 - Área promocional dos Estados (Feira de Turismo Religioso)
 Pavilhão 4 – Bote Fé (espaço voltado às programações culturais, religiosas, missas diárias).

De 22 a 25 – Divulgação e promoção do destino Pará no estande “Obra Prima da Amazônia", com exposição de joias inspiradas no Círio de Nazaré, brinquedos de miriti, entre outras atividades.

26 de julho (quinta-feira)
14h - Cortejo do Círio, no Rio Centro, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pelos Guardas da Santa. Participam do cortejo o Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, a Diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, o coordenador do Círio 2013, Cleber Vieira, o representante da Basílica Santuário de Nazaré, Waldeci Souza, entre outros.

Texto e fotos: Benigna Soares - GEC Paratur/Abrajet Pará




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso