Imagem Peregrina de Nazaré chega ao Rio de Janeiro para a Expocatólica


Imagem Peregrina de Nossa Senhora de

Nazaré. (Foto: Fabrício Coleny / Paratur)
Os dois últimos dias foram de muito trabalho para a equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que está no Rio de Janeiro finalizando os preparativos para a participação do Pará na Jornada Mundial da Juventude, 10ª. Expocatólica e visita do Papa Francisco. Ao longo da terça-feira o trabalho foi voltado para a organização do estande de 300 metros quadrados que o Governo do Estado montou no pavilhão 3, área promocional da Expocatólica, que começa na manhã deste sábado, dia 20 e segue até o dia 26.

O estande é inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré e reproduz, nas duas principais fachadas, a Basílica Santuário e a Catedral da Sé. Nas laterais foram modelados os Arcos de Nazaré e é todo plotado com fotografias dos momentos mais emocionantes do Círio, que envolve mais de 2 milhões de romeiros anualmente em outubro na capital Belém.

Entretanto, o espaço do estande que deverá receber mais visitantes é mesmo o centro do estande, onde estará em um pedestal giratório o símbolo mais importante do Círio, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que chegou na manhã desta sexta-feira, dia 19, ao Rio de Janeiro, levada pela Diretoria do Círio, ligada à Arquidiocese de Belém.

Equipe de montagem finalizando o estande do Pará na 10ª Expocatólica, que acontece no RJ
"A imagem peregrina será entronizada na berlinda logo ao amanhecer, logo após o início da cerimônia de abertura da Expocatólica”. Afirma Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, responsável pela organização da participação do Pará na Expocatólica.

A berlinda foi transportada pela equipe ainda na noite de quinta-feira. Nesta manhã começa a receber as ornamentações com flores naturais e ficará à espera da Peregrina.

Carlos informa que, além da imagem Peregrina o estande receberá uma exposição de jóias do Polo Joalheiro, também inspiradas no Círio e terá um artesão do Sebrae, originário do município de Abaetetuba, apresentando o artesanato de miriti, ícone do Círio.

“Esta berlinda estava na Catedral do Rio de Janeiro, foi doada pelos dirigentes da Imperatriz Leopoldinense no ano passado à Dom Orani, meses antes da escola homenagear o Pará no carnaval”. Conta Fábio Ítalo, vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth, que convoca e recebe a comunidade paraense na Jornada Mundial da Juventude e Expocatólica. Ele além de decorador é especializado na produção de mantos de Nazaré, alguns já doados para o Círio de Belém e outros ao de Marapanim.
Maquete virtual do estande do Pará na 10ª Expocatólica
Presente do Papa – Também já está no Rio de Janeiro com a equipe da Paratur a réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que será entregue pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), juntamente com as arquidioceses de Belém e do Rio de Janeiro, ao pontífice Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, concomitante a JMJ.

A imagem foi confeccionada em cedro vermelho, em policromia e folhas de ouro. As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhada em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis, ao todo. Já o manto em tecido branco foi ornamentado com bordados em fios dourados, cravejados por gemas preciosas: 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Por fim, o broche foi feito em gema de ametista com grafismos marajoaras, diamante e safira. 
 Réplica da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que será entregue ao Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (Foto: Thiago Figueira)

Promoção – A 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, na Barra, Rio de Janeiro, entre os dias 20 a 26 deste mês , é uma feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única feira focada neste setor na América Latina. Apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde sua primeira edição, o evento passa a contar com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo - entidade da Igreja Católica no Brasil, focada e atuante no fomento do Turismo Religioso.

Confira a programação:

20 de julho (sábado)

9h30h - Abertura da Expo Católica, para convidados, na Praça do Ministério do Turismo (MTUR), no Rio Centro-RJ.

10h - Missa de abertura da Expocatólica 2013, no Rio Centro - Rio de Janeiro (RJ), com o Padre Fábio de Melo.

11h - Entronização da Imagem Peregrina na Berlinda no pedestal giratório no estande do Pará.

11h – Abertura Oficial da 10ª. Expocatólica 2013

21 de julho ( domingo)

11h ás 21h - Visitação pública aos espaços da 10ª. Expocatólica

Pavilhão 2 – 10ª. Expocatólica (Feira de artigos e produtos religiosos)

Pavilhão 3 - Área promocional dos Estados (Feira de Turismo Religioso)

Pavilhão 4 – Bote Fé (espaço voltado às programações culturais, religiosas, missas diárias).

26 de julho (quinta-feira)

14h - Cortejo do Círio, no Rio Centro, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pelos Guardas da Santa. Participam do cortejo o Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, a Diretora de Marketing Jacqueline Alves, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, o coordenador do Círio 2013, Cleber Vieira, o representante da  Basílica Santuário de Nazaré, Waldeci Souza, entre outros.


Texto: Benigna Soares com Israel Pegado - GEC Paratur  




Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso