MTUR reconhece o Círio como evento turístico exponencial para a economia


Rosa Helena Neves e Adenauer Góes entregam brinde do Polo Joalheiro para o Gastão Vieira. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação
O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, foi uma das personalidades que passaram nesta quinta-feira, 25, pelo estande do Pará na 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro, desde o último sábado, 20. A Expocatólica é a maior feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso da América Latina, motivo pelo qual o Pará vem ganhando notoriedade e destaque entre os expositores de todo o Brasil e do exterior, ao levar para o evento, em um estande de 300m², a temática do Círio de Nazaré, evento que leva anualmente cerca de dois milhões de romeiros e 75 mil turistas às ruas de Belém no segundo domingo de outubro.

Gastão elogiou o estande paraense, que tem apoio promocional do Ministério do Turismo (MTUR). Além de receber do secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, uma medalha de Nossa Senhora de Nazaré e uma jóia da diretora executiva do Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, o ministro teve a oportunidade de segurar nas mãos a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré, que está no estande desde o início da feira e já foi vista e fotografada por milhares de participantes da Expocatólica e Jornada Mundial da Juventude, que também tem programações religiosas concomitantes com a Expocatólica no Riocentro.

"Acredito que esse segmento merece atenção especial e apoio total do MTur. Temos de aproveitar essa iniciativa para guiarmos novos momentos para o Turismo Religioso e todas suas peculiaridades. Este segmento também é responsável pelo crescimento de 7% do PIB do Turismo no país", disse o ministro, em entrevista coletiva à imprensa, quando reforçou que o Pará é uma referência para o segmento religioso no País e que o MTUr pretende estruturar políticas públicas consistentes com ampla divulgação das potencialidades do estado. Na ocasião, ele também confirmou que virá novamente ao Círio, este ano.

A visita foi acompanhada por dirigentes de turismo de vários estados brasileiros, pelo sub-secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita, pelo secretário de Políticas Nacionais do MTur, Vinicius Lummertz, e pelo secretário de Turismo do Estado do Rio, Ronald Azaro, que também preside o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), entre outros. Na coletiva, Lummertz anunciou pesquisas que vão demonstrar os efeitos da Expocatólica, JMJ e visita do Papa sobre o turismo, tendo o segmento religioso como referência. Claudio Magnavita enalteceu o exemplo do Pará, que colocou Círio como o carro chefe do turismo.
Obra Prima da Amazônia: estande do Pará na Expocatólica. Foto: Benigna Soares
Também acompanhou as autoridades na visitação ao estande do Pará o organizador da ExpoCatólica, Fábio Castro. Ele ressaltou a importância do evento, que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro, em conjunto com a JMJ. "Tanto o governo do Estado como a CNBB entendem esse evento como um forte elemento transformador da economia a partir do turismo religioso. Investir nesse segmento é sobretudo investir na economia brasileira”, afirmou Fábio, destacando que já passaram pela programação no Riocentro cerca de 200 mil pessoas de mais de 170 países.

Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, renovou aos participantes seu desejo de que o momento da visita do Papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude e a Expocatólica devem receber uma interpretação diferenciada. “Este investimento abre uma nova oportunidade para o jovem que veio para o Rio de Janeiro motivado pela fé católica também venha a visitar os espaços que movimentam esse mercado”, disse o líder religioso, que reconhece no Círio de Belém e em Aparecida dois exemplos da força do turismo religioso para o Brasil.

Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, explica que esta é a terceira vez que o governo do Pará, em parceria com a Arquidiocese de Belém, leva a uma feira de turismo religioso a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A primeira aconteceu em novembro de 2011, no Festival de Turismo de Gramado (RS), e a segunda em fevereiro de 2012, quando o maior símbolo da fé amazônica foi levado à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e ao Santuário de Nazaré, em Portugal, onde as duas imagens que simbolizam a devoção Nazarena no Brasil e naquele país estiveram lado a lado pela primeira vez.

“Compreendemos o turismo como atividade econômica. O Círio é o nosso maior evento turístico religioso do Pará e há alguns anos investimos nesse segmento. Nosso objetivo na Expocatólica é fortalecer o Círio de Nazaré como referência nas regiões Norte e Nordeste para o turismo religioso”, diz Adenauer, ao explicar que no estande do Pará também estão sendo apresentados outros produtos, como o roteiro "Pará: 8 dias e 7 noites na Obra-Prima da Amazônia”, um convite ao turista para que, além do Círio, conheça também as regiões do Marajó (Soure e Salvaterra) e do Tapajós (Santarém e Alter do Chão).
Secretário de Turismo Adenauer Góes e o artesão Josias Plácido, que ensina a arte do miriti no estande do Pará, na Expocatólica. Foto: Benigna Soares/Divulgação
Promoção do Pará - Douglas Furtado, 20 anos, mora em Breves, no Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo. Na tarde da última quarta-feira ele poderia ser apenas um entre os cerca de 8 mil paraenses que participam, no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude. Mas, conseguiu fazer dessa viagem uma experiência marcante. Vestido com uma camisa do Pará customizada com a arte marajoara, ele teve o privilégio de estar lado a lado com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no estande do Pará. “Viajamos dez horas de barco até Belém. Lá pegamos um avião para Brasília e outro para o Rio de Janeiro. Tudo para encontrar com o Papa e, também, poder estar bem pertinho de Nossa Senhora de Nazaré”, contou o jovem. Douglas e mais 13 amigos, todos da Paróquia São José e Santa Terezinha do Menino Jesus, em Breves, trabalharam durante um ano para conseguir juntar recursos para participar da programação de visita do Papa Francisco ao Brasil.

Círio no Riocentro - Para fortalecer ainda mais a presença do Pará na ExpoCatólica, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Arquidiocese de Belém, realizam às 14 horas desta sexta-feira, 26, um Círio com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que vai percorrer os principais pavilhões do Riocentro, espaço de eventos onde acontece a feira. O percurso da procissão vai envolver os três principais pavilhões de exposição, onde estão instaladas as áreas promocionais do turismo religioso, a feira de produtos religiosos e ainda a programação evangelizadora e cultural que envolve os participantes da Jornada Mundial da Juventude.

Toda a comunidade paraense que vive no Rio de Janeiro e que está prestigiando a visita do Papa Francisco e a Jornada da Juventude está sendo convidado a participar da programação, que contará também com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, do Diretor do Círio 2013, Kleber Vieira; do Pároco da Basílica Santuário de Nazaré, Padre Waldeci Souza; do vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth-Rio, Fábio Ítalo; da diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, e da diretora executiva do Igama, instituto que gerencia o Espaço São José Liberto e o Polo Joalheiro.

Texto: Benigna Soares - Ascom/Paratur

Fonte: Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso