Procissão com imagem peregrina encerra a Expocatólica no Rio de Janeiro

O arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, segurando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, levada na procissão que encerrou a Expocatólica. 
Foto: Benigna Soares/Paratur

Uma procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré marcou o encerramento da programação da 10ª. Expocatólica, a Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que aconteceu no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, desde o último dia  20.
Iniciada por volta das 15 horas, a procissão foi coordenada pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e pela diretora de Marketing da Companhia Paraense de Turismo, Jacqueline Alves, com apoio da Diretoria do Círio 2013 e do padre Waldeci Souza, pároco da Basílica Santuário de Nazaré. O evento reuniu dezenas de católicos paraenses que vivem no Rio de Janeiro, e aqueles que estão na Cidade da Fé para a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco.

“Avalio de forma muito positiva este momento. Viemos com a missão de divulgar o turismo paraense, e outras portas foram se abrindo para Nossa Senhora de Nazaré, que além de estar na missa de abertura da Pré-Jornada Mundial da Juventude, celebrada pelo padre Fábio de Melo, aqui no Riocentro, esteve em todos os momentos de evangelização e em outras missas, como as celebradas pelos padres Robson de Oliveira e Reginaldo Manzotti”, disse Kléber Vieira, diretor do Círio 2013.

Entre os participantes da procissão estavam representantes da diretoria da Agremiação Carnavalesca Imperatriz Leopoldinense, que no ano passado homenageou o Pará com o enredo “Pará, o Muiraquitã do Brasil”. Wagner Araújo, diretor de carnaval, disse que não poderia faltar a um momento tão especial. Segundo ele, a escola tem uma relação muito estreita com Belém e com o Círio de Nazaré, iniciada pelo cantor Dominguinhos do Estácio. A berlinda em que a imagem peregrina ficou no estande do Pará foi doada, no ano passado, ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, pela diretoria da agremiação.

“É uma alegria muito grande estar aqui”, declarou Wagner Araújo, que recebeu de presente do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, uma medalha de Nossa Senhora de Nazaré.

Destaque - A Expocatólica é a maior feira voltada à promoção do turismo religioso na América Latina. O Pará ganhou destaque entre os expositores de todo o Brasil e do exterior, já que levou para o evento um estande de 300 metros quadrados com a temática do Círio de Nazaré, evento que em todo segundo domingo de outubro reúne, em Belém, cerca de 2 milhões de romeiros, incluindo 75 mil turistas.

“Esta parceria da Paratur com a Arquidiocese de Belém acontece pela terceira vez com objetivo de divulgar o turismo religioso do Pará. Mas foi na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ano passado, em Portugal, que essa ação de levar a imagem de Nazaré até Portugal fez com que o Ministério do Turismo e a Embratur despertassem para a força desse segmento turístico. Este momento marca mais uma etapa deste trabalho, que tem dado bons resultados”, afirmou o secretário Adenauer Góes.

Padre Antônio Maria esteve no estande do Pará e renovou a emoção de estar diante da imagem da padroeira dos paraenses. Foto: Benigna Soares/Paratur

Uma surpresa para os peregrinos que permaneceram no estande do Pará após o encerramento da procissão, que percorreu os pavilhões promocionais (3), de comercialização de produtos (4) e o espaço Bote Fé (2), além dos espaços externos do Riocentro, foi a visita do padre Antônio Maria, autor da canção “Senhora da Berlinda”. “Este momento foi para mim como um beijinho dela, me dizendo que eu nem precisarei ir até Belém, porque ela veio até aqui”, declarou.

Padre Antônio Maria, que recebeu o carinho de muitos jovens e adultos no estande do Pará, explicou que participar da Jornada Mundial da Juventude, e estar com o Papa Francisco, “foi como estar em Belém, no Círio de Nazaré. Um momento majestoso!”. Ele acrescentou que, ao escrever “Senhora da Berlinda”, quis traduzir a emoção de ter participado do Círio. “Foi tão impactante que eu queria contar para todo o mundo”, acrescentou.

Presente do Papa – Após o encerramento da Expocatólica, as equipes da Paratur, Setur e Arquidiocese de Belém, vão entregar ao Papa Francisco na tarde deste domingo (28), ainda no Riocentro, um presente dos paraenses - uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A entrega será durante o encontro do Papa com os jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude.

A participação do Pará na Expocatólica teve o apoio do Ministério do Turismo; de Fábio Ítalo, vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth, no Rio de Janeiro, e da diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, que gerencia o Espaço São José Liberto, e conto ainda com a exposição de peças de miriti, confeccionadas pelo artesão do município de Abaetetuba, Josias Plácido, cujo trabalho é inspirado no Círio de Nazaré.

 
Texto: benigna Soares/Ascom/Paratur

Fotos: benigna Soares/Ascom/Paratur

Fonte: Agência Pará de Notícias

Leia também: Papa Francisco será homenageado com réplica da padroeira dos paraenses

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso