Festival Junino do São José Liberto comemora quarto ano de sucesso

 Quadrilha "Aroma de Patchouli". Foto: Igama Divulgação

O último dia do festival junino do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, domingo (30), teve a participação de duas quadrilhas, que animaram o encerramento da programação: “Explosão Junina da Timbó” (mirim), e “Roceiros da Terceira Idade Aroma de Patchouli”, do bairro da Pedreira. As quadrilhas se apresentaram no Coliseu das Artes do São José Liberto, onde crianças também dançaram e brincaram durante toda a quadra junina. O festival chega a sua quarta edição comemorando o sucesso das apresentações, que lotaram o Coliseu das Artes durante os domingos do mês de julho.

Centenas de pessoas assistiram as apresentações do festival, desde o início do mês. O evento é organizado pela gerente de Eventos do Espaço São José Liberto, Carmem Macedo, que explicou que seleciona os grupos seguindo critérios, como qualidade e organização. O festival, segundo a gerente, também é uma forma de incentivar o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes dos bairros participantes, mostrando o resultado desse trabalho.

Maeli também curtiu o festival com seus pais
O Festival Junino do Espaço São José Liberto já se tornou tradição para o público que o prestigia, como a dona de casa Silvia Guimarães, que levou as duas netas para o evento. “Eu sempre venho. Gosto do festival por muitos motivos: as quadrilhas são boas, o local é agradável e as crianças ficam a vontade”, disse.

A técnica de enfermagem Irene Lobo também aprovou o festival: “Eu acho bem organizado, sem tumulto e a gente pode assistir com tranquilidade”. A pequena Maeli, de apenas 11 meses, também curtiu a animação das quadrilhas, junto com seus pais, a estudante Eliana Costa e o administrador Mário Sanchez, que elogiaram a organização e animação do evento.

Silvia Guimarães e suas netas
Espetáculo - A quadrilha “Roceiros da Terceira Idade Aroma de Patchoulli”, do bairro da Pedreira, foi a primeira a se apresentar, arrancando muitos aplausos do público. Sob a coordenação da presidente Help Luna, a quadrilha, que comemora 18 anos de existência, levou 14 pares para o festival. Um dos pontos altos da apresentação foram os desfiles da Miss Caipira, Mulata Cheirosa, Miss Simpatia e Miss Boneca.

Além da quadrilha, os integrantes também participam de dois grupos para folclóricos, de Carimbó e Marujada, que fazem parte da Associação Recreativa e Cultural Terceira Idade Pedreirense (ARCTIP). Todas as iniciativas são promovidas junto com a escola de samba Embaixada Pedreirense, onde as mulheres também integram a Ala das Baianas. 

Integrantes da "Aroma de Patchouli". Foto: Igama Divulgação
Help Luna contou que se preocupa em manter os trajes típicos e o ritmo dos ensaios, que acontecem na quadra da escola de samba. Ela também lembrou que a quadrilha comemora a conquista de dois títulos no concurso da prefeitura de Belém: o primeiro e o terceiro lugar na categoria Miss Caipira Terceira Idade, respectivamente, com Gertrude Pereira e Tereza Câmara.
Tereza Câmara. Foto: Igama Divulgação
Animação não falta para os integrantes da quadrilha, que se dividiram em três grupos para atender a todos os convites, no último domingo. Tereza Câmara conta que dança na quadrilha desde a sua fundação e que a experiência é bastante satisfatória. “É só sucesso! Gosto muito de dançar e aqui no Polo somos bem recomendados, temos quem nos receba, tem bons camarins”, comentou a aposentada.

A aposentada Maria Raimunda, explicou que foi escolhida para ser a noiva da quadrilha pelo terceiro ano e que sempre prepara um figurino novo para as apresentações. “Gosto muito da época junina. Também gosto de trabalhar e de me divertir”, contou Maria Raimunda, acrescentando que também trabalha como diarista.

Com uma apresentação também muito aplaudida, as crianças da quadrilha “Explosão Junina da Timbó” encerrou o festival com chave de ouro. Seguindo a marcação Victor Diego, a quadrilha mostrou uma coreografia bem ensaiada, com destaque para a apresentação da Miss Caipira e Miss Simpatia. A coordenação da quadrilha é de Érika Gomes.

Carmem Macedo e os integrantes da "Explosão Junina da Timbó". Foto: Igama Divulgação
Também se apresentaram nesta edição do festival do Espaço São José Liberto a Associação Cultural Juventude Caipira (Sacramenta), Caçulas da Cremação, Crianças que Brilham (Terra Firme), Santa Luzia (Jurunas), Encantos da Terra Firme, Amor Caipira da Cremação, Roceiros da Terra Firme e Marujada da ARCTIP.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do Espaço São José Liberto. A entrada é franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso