São José Liberto recebe atrações da 26ª edição do Festival Internacional de Música do Pará

Grupo Ébano Quarteto se apresenta nesta terça-feira na capela do São José Liberto. 
FOTO: Tamara Saré AG. PARÁ

Os clarinetistas do Ébano Quarteto são atração na capela do Espaço São José Liberto, nesta terça-feira (4), às 18h. A apresentação faz parte da programação do “XXVI Festival Internacional de Música do Pará”, que foi aberto no dia 2 de maio e segue até o próximo domingo (9), com mais de 50 atrações locais, nacionais e internacionais, que vão se apresentar durante o evento em vários espaços culturais da capital, como a capela do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará. Com apresentações diárias, o São José Liberto será um dos palcos do festival, a partir desta terça-feira (4) até sábado (8).

Nesta terça-feira (4) também acontece, às 19h, no Teatro Universitário Claudio Barradas, que funciona na Escola de Teatro e Dança da UFPA, a apresentação de "La Traviata", montagem experimental da ópera, com a utilização de várias linguagens artísticas, como o cinema mudo e o teatro. A realização homenageia os 200 anos de Verdi.

Nesta edição o festival vai homenageia o bicentenário de nascimento do compositor Giuseppe Verdi. Também vai celebrar os 180 anos de Johannes Brahms, lembrar o centenário de Benjamim Britten e os 70 anos do compositor brasileiro Almeida Prado.

Mais de vinte grupos se apresentam durante o festival. Além da programação artística, o encontro também é voltado para a educação musical com a realização de cursos, palestras e oficinas. Serão mais de 30 masterclass que serão realizados no Conservatório Carlos Gomes.

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz fez concerto de abertura do festival, que traz a Belém os grupos Esterhazy, Fantasmi, Rostock, a soprano Jo Ella Todd, o maestro Jacob Slagter, o saxofonista americano Paul Haar, que vai se apresentar com a Amazônia Jazz Band, entre tantos outros. Entre as atrações nacionais, destaque para grandes nomes da música instrumental brasileira como o saxofonista Leo Gandelmam, o violonista Yamandu Costa, o pianista Hamleto Stamato e o contrabaixista Ney Conceição.

O Ébano Quarteto, do Pará (PA), é formado por Claudionor Amaral, bacharel em Música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Fundação Carlos Gomes, com pós-graduação em Docência do Ensino Superior; Márcio Gilberto Carvalho, Luís Eugênio Ribamar e João Paulo Favacho, bacharéis em Música pela Uepa/FCG.

Além do Ébano Quarteto, as demais apresentações musicais que acontecem na capela do Espaço São José Liberto são o Grupo de Flautas da Amazônia (PA), que se apresenta na quarta-feira (5), às 18 horas; Rodrigo Caspiano in Concert (PR), na quinta (6), às 18 horas; Grupo Belle Arte (PA) e Quaternura (PA), na sexta-feira (7), a partir das 17 horas; e o Trio de Música Antiga e Contemporânea (PA), no sábado (8), às 18 horas. A entrada é franca.

Serviço:


O “XXVI Festival Internacional de Música do Pará” segue até 9 de junho no Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique,Teatro Claudio Barradas, Sala Ettore Bosio, Catedral Metropolitana de Belém, Igreha de Santo Alexandre, espaço São José Liberto, Anfiteatro São Pedro Nolasco, CamarIN Cultural e Portal da Amazônia. No Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), as apresentações acontecem na Capela, de terça (4) a sábado (8), sendo o Ébano Quarteto a atração desta terça (4). Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará, com patrocínio do BNDES e do Banpará. Toda a programação do festival está no site www.fcg.pa.gov.br

Mais informações com Ana Maria Adade, diretora artística do Festival - 3201-9476

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama, com informações da Ascom/Fundação Carlos Gomes





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso