Rodrigo Capistrano conquista o público em concerto no Espaço São José Liberto

Rodrigo Capistrano encanta em apresentação na capela do São José Liberto no XXVI Fimupa.
  FOTO: Eunice Pinto AG. PARÁ

O saxofonista paranaense Rodrigo Capistrano, um dos grandes nomes da 26ª edição do “XXVI Festival Internacional de Música do Pará”, o Fimupa, encantou quem foi à capela do Espaço São José Liberto, do Polo Joalheiro do Pará, na noite desta quinta-feira, 6. O repertório reservado para mostrar ao público paraense, ao qual se apresentou pela primeira vez, foi variado, passando pelo tango e outros estilos, como o minimalismo de Philip Glass em “Melodies for Saxofone” e o estilo atonal de Sigfried Karg-Elert em “Sonata”, peça criada em 1929.

A composição atonal, explicou Capistrano, é uma técnica que não se baseia nos tons musicais e que, por isso, se difere das demais, caracterizando-se por ter “mais peso e mais austeridade”. Já o estilo minimalista na música, assim como nas artes, segundo ele, remete a pequenas ideias musicais que se desenvolvem pouco a pouco. Ele abriu o concerto com um “tango estilizado”, interpretando “Petit Suite”, de Walter S. Hartley, e após uma sequência de composições executadas com absoluto primor, se despediu da plateia com “Oito pequenos estudos sobre Tango”, de Gustavo Beytelmann. Antes de encerrar a última peça, ele ressaltou ao público que o oitavo estudo foi criado pelo compositor em homenagem a Astor Piazzolla.

A estudante de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Caroline Lucinda Souza, que tem acompanhado a programação do festival, elegeu o solo de Capistrano como a melhor apresentação do festival. “Mesmo sem escutar com frequência música clássica, estar em contato com o concerto de Rodrigo Capistrano fez eu me sentir amante da música. O ritmo do sax, ao mesmo tempo alegre e angustiante, me transportou para cenas de filmes e outras imagens. Sem dúvida, para mim, foi o melhor dos espetáculos do festival”.
O concerto agradou o público que prestigiou o evento. FOTO: Eunice Pinto AG PARÁ

Na plateia, uma família acostumada a participar de concertos do gênero, também foi só elogios à apresentação. “Eu gosto muito de sax. Moro aqui perto e sempre que posso venho assistir as apresentações no São José”, comentou a auxiliar de contabilidade Elenice de Castro Ferreira, que tem dois filhos músicos, um integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e outro estudante de violão, em Belém. Elenice Ferreira Calandrine, outra filha de Elenice, foi ao concerto acompanhada do filho de oito anos, que estuda Flauta Doce na Fundação Carlos Gomes. “Estou achando muito bonito. Aprecio bastante a música clássica”, comentou a pedagoga.

Rodrigo Capistrano fez questão de elogiar a programação do Fimupa e disse que foi uma grande satisfação poder participar do evento. “Foi muito bom receber o convite da Fundação Carlos Gomes para tocar em Belém, para onde pretendo voltar outras vezes. Lamento não poder ficar mais tempo para acompanhar o restante da programação, que está excelente. A ideia desse festival é genial e é isso que também que alimenta o músico”, acrescentou.

Rodrigo Caspitrano in Concert no São José Liberto. FOTO: Eunice Pinto. AG PARÁ
Referência - Intérprete reconhecido mundialmente, Rodrigo Capistrano é diplomado em saxofone pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tendo desenvolvido estudos e aperfeiçoamento na França, onde recebeu o 1° Prêmio em Safoxone e medalha de ouro em Música de Câmara. Já se apresentou na África, a convite do Itamaraty, em 2005, quando também representou o Paraná no “Ano do Brasil na França”, realizando shows em Paris com o grupo Três no Choro.

Referência na área, Capistrano é autor da pesquisa musicológica intitulada “O repertório brasileiro para saxofone na música de câmara”. Como saxofonista convidado, tem se apresentado com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e a Camerata Florianópolis. O músico também se apresentou, como solista, em várias orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Paraná e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Segundo ele, apresentações solo de saxofone exigem um preparo físico especial do artista. O instrumento de sopro, geralmente, integra apresentações em duo, junto com piano. “O recital é uma verdadeira maratona”, contou, explicando que a preparação é feita com técnicas especiais de respiração.

Já se apresentaram na capela do São José Liberto o Ébano Quarteto (PA) e o Grupo de Flautas da Amazônia (PA). As atrações desta sexta-feira, a partir das 17 horas, são o Grupo Belle Arte (PA) e Quaternura (PA), e no sábado, 8, às 18 horas, Trio de Música Antiga e Contemporânea (PA). A entrada é franca.

Serviço: O XXVI Festival Internacional de Música do Pará segue até 9 de junho no Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique,Teatro Claudio Barradas, Sala Ettore Bosio, Catedral Metropolitana de Belém, Igreja de Santo Alexandre, Espaço São José Liberto, Anfiteatro São Pedro Nolasco, CamarIN Cultural e Portal da Amazônia. No Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), as apresentações acontecem na Capela, com entrada franca. O evento é uma realização do Governo do Pará, por intermédio da Fundação Carlos Gomes, com patrocínio do BNDES e do Banpará. A programação completa do XXVI Fimupa pode ser consultada no site www.fcg.pa.gov.br.

Leia mais na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso