Quadrilhas juninas se apresentam em festival do São José Liberto

Público tem prestigiado festival do Espaço São José Liberto. 
Foto: J.Peres. Igama Divulgação
O Festival Junino do Espaço São José Liberto continua neste domingo (23), a partir das 17 horas, no Coliseu das Artes. O terceiro fim de semana de festa apresenta ao público mais um espetáculo alegre e colorido, com a apresentação de quadrilhas juninas de bairros de Belém e da região metropolitana. A entrada é franca.

Entre as apresentações do próximo fim de semana, está a quadrilha mirim Juventude Caipira, do bairro da Sacramenta, que existe há doze anos. O coordenador do grupo, Raimundo Sérgio Rodrigues de Souza, diz que a quadrilha tem a marca da jovialidade dos brincantes e promete levar alegria e belas coreografias ao festival.

Outro destaque do próximo domingo é a quadrilha do Movimento Junino Os Cabanos, do bairro do Jurunas, que também participa pela terceira vez do festival junino do São José Liberto. Composto por adultos e com onze anos de existência, o grupo foi formado a partir da associação de moradores do bairro. Segundo o organizador, Eloy Sales, a proposta da quadrilha é “reforçar os laços existentes entre os residentes do bairro através da tradição cultural dessa época do ano”.

Este é o quarto ano do festival junino, que mantém a tradição do Espaço São José Liberto em levar a quadra junina para o Coliseu das Artes, espaço reservado para apresentações e eventos artísticos, culturais e sociais. A produção e coordenação do festival é da gerente de eventos do espaço, Carmem Macedo, responsável por selecionar os grupos para as apresentações semanais, com uma lista prévia de candidatos.

Para integrar o cronograma de apresentações da quadra junina do Polo Joalheiro, destaca a gerente, os grupos são selecionados a partir de critérios específicos, como qualidade e histórico. “Além das belas apresentações dos grupos folclóricos e das quadrilhas, o festival também mostra o trabalho que as comunidades desenvolvem com crianças e adolescentes nos bairros. O Festival Junino do Espaço São José Liberto é uma grande confraternização, que cresce a cada ano, sempre com muita alegria, beleza e segurança para os que participam e para o público que nos prestigia”, explica Carmem Macedo.

O festival junino segue até o último domingo do mês de junho, quando se apresentam as quadrilhas Aroma de Patchouli (Terceira Idade), do bairro da Pedreira; Explosão Junina da Timbó (Pedreira); e Arrastão Junino, do Jurunas. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do Espaço São José Liberto.

Serviço: As quadrilhas Juventude Caipira, do bairro da Sacramenta, e Movimento Junino Os Cabanos, do Jurunas são as atrações do Festival Junino do Espaço São José Liberto (praça Amazonas, s/n, Jurunas), domingo (23), a partir das 17 horas. O evento ocorre todos os domingos de junho, no Coliseu das Artes, com entrada franca. Mais informações pelo telefone (91) 3344-3517, com Carmem Macedo.

Ascom/Igama

Leia mais na Agência Pará de Notícias




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso