Grupo de Flautas Doces da Amazônia encanta na segunda noite de apresentações na capela do ESJL

A apresentação dos músicos do Grupo de Flauta Doce da Amazônia. FOTO: EUNICE PINTO/AG. PARÁ

A capela do Espaço São José Liberto recebeu um grande público na apresentação dos músicos do Grupo de Flauta Doce da Amazônia, na noite de terça-feira (4). O espetáculo faz parte da programação do XXVI Festival Internacional de Música do Pará, que prossegue até domingo (09), em vários espaços culturais de Belém. Rodrigo Caspiano in Concert, do Paraná, é a atração desta quinta-feira (06), às 18 horas, também na capela do São José Liberto.

Criado em 2011 e formado por 20 alunos da Fundação Carlos Gomes, o grupo tem a regência e direção de Acácio Tavares Cardoso, professor da Fundação Carlos Gomes. A apresentação contou com a participação especial do renomado barítono paraense Milton Monte, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), que empolgou o público com a interpretação de uma ária de uma ópera de Bach, denominada “Bist du bei mir”.

Para Milton Monte, o festival tem divulgado a música produzida no Estado, no Brasil e em outras partes do mundo, para uma plateia diversificada, que cresce a cada ano. Para isso, segundo ele, deve haver um ambiente propício para cada tipo de apresentação, como a Capela do São José, própria para orquestras de câmara, que são menores que as sinfônicas. “Independentemente de a plateia ter formação musical ou não, se as pessoas forem bem informadas e procurarem saber sobre o que vai acontecer, vão receber bem os espetáculos”, afirmou ele.

O repertório variado do grupo, que mostrou do clássico ao popular, agradou a plateia. Além de Mozart e outras composições eruditas, os músicos interpretaram chorinho, baião e demais estilos. A estudante Thainá Lopes, 12 anos, que está no primeiro ano de Musicalização na FCG, disse que “adorou” a apresentação de flauta doce, o seu instrumento de sopro preferido.

O policial militar Paulo Roberto da Silva contou que trabalha próximo ao Polo Joalheiro e decidiu entrar para assistir. “Gosto muito de música clássica, principalmente assim, de orquestra. Acho emocionante”, disse ele. A emoção tomou conta também da pedagoga Daniela Tavares. “Está excelente. É um incentivo para nós. Eu nunca tinha visto concerto de flauta doce com jovens e achei muito lindo. Tem até duas crianças no grupo”, observou.

Talento mirim - Talento e qualidade é o que não falta ao Grupo de Flauta Doce da Amazônia. Um dos pontos altos foi a apresentação de Miguel Brilhante, 10 anos. Ele, que estuda Música desde os 06 anos, foi o solista da interpretação do chorinho Brasileirinho, de Waldir Azevedo

“O festival acaba sendo uma oportunidade para as pessoas que não têm o hábito de assistir a concertos. Muitos começam assistindo aos concertos do festival e passam a se interessar pela programação de música da cidade. As crianças ficam estimuladas para aprender, e os pais para que seus filhos aprendam música”, ressaltou Milton Monte, responsável por todos os arranjos do repertório apresentado, elaborados com a colaboração dos músicos do grupo. Foi no festival de música, em 2012, que o "Flautas Doces da Amazônia" fez seu primeiro concerto oficial (programa inteiro), a convite da FCG.

Para quem perdeu a apresentação de hoje, no sábado (8), Milton Monte voltará ao São José Liberto para se apresentar com o Trio de Música Antiga e Contemporânea, que integra, juntamente com os músicos Luiz Tavares e Gelda Silva. Ele adianta surpresas para quem for assistir à apresentação de flauta doce e cravo.

A Capela do Espaço São José Liberto receberá apresentações musicais até o próximo sábado (8). Também se apresentam Rodrigo Caspiano in Concert (PR), na quinta-feira (06), às 18 horas; Grupo Belle Arte (PA) e Quaternura (PA), na sexta-feira (7), a partir das 17 horas, e o Trio de Música Antiga e Contemporânea (PA), sábado (8), às 18 horas. A entrada é franca.

Leia também na Agência Pará de Notícias e no Site do Governo do Estado.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso