Edital do Senai vai beneficiar profissionais do São José Liberto

Edital promoverá ações de qualificação profissional. Foto: Igama/Divulgação
Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apresentaram, no Espaço São José Liberto, palestra sobre o edital de inovação que será lançado nos próximos meses a partir de parceria firmada com o governo do Estado. O objetivo é promover o desenvolvimento de ações de qualificação profissional, inovação tecnológica, ampliação e acesso a novos mercados.

O encontro teve a presença de consultores da Rede Paraense de Extensão Tecnológica (Repet) e do Senai e Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Sesi), além de representantes dos segmentos produtivos atendidos pelo programa Polo Joalheiro do Pará, entre eles microempresários do setor joalheiro e de moda. A técnica de Relação com o Mercado do Senai/ Sesi, Elza Moreira, e o técnico de Projetos da Repet, Danilo Vilar, que faz parte da uma equipe interdisciplinar de consultores da rede, participaram do encontro e falaram sobre o edital de inovação.

“Fomos muito bem recebidos pelos microempresários do Polo Joalheiro, que mostraram interesse em elaborar projetos. Eles nos informaram sobre os seus produtos, e a gente analisa se é um produto inovador ou diferenciado”, explicou Elza Moreira, acrescentando que o Senai local faz uma espécie de intermediação e que os projetos apresentados serão submetidos ao Departamento Nacional do Senai.

Segundo Elza Moreira, no último edital o Senai liberou verba de até R$ 300 mil para os projetos aprovados, sendo que o teto poderia chegar a R$ 400 mil se os projetos tivessem cunho social e ambiental. A designer Celeste Heitmann participou da reunião e elogiou a iniciativa. “Eles dão um leque de experiências e a gente sai daqui satisfeita vendo toda essa ajuda e orientação”, comentou a designer, dizendo que já pensa em patentear algumas de suas inovações em joias e acessórios de moda.

Danilo Vilar também avaliou positivamente o encontro. “O projeto foi bem aceito pelos empresários. Agora vamos aguardar os contatos, para podermos analisar as ideias e os projetos, e ver até que ponto as inovações podem ser trabalhadas junto com o Senai”, disse.

A proposta da Repet é levar às micro, pequenas e médias empresas o acesso a diferentes metodologias, por meio do levantamento das necessidades das empresas, com a finalidade de superar entraves de processos e produtos. Com a rede, empreendedores dos segmentos de gemas, joias, artesanato e artefatos do Polo Joalheiro do Pará terão acesso a políticas públicas de capacitação, com a inclusão de tecnologias e processos que darão mais qualidade aos produtos, ampliando a capacidade produtiva das microempresas atendidas pelo programa, por meio de ações integradas nas áreas de qualificação profissional, inovação tecnológica, ampliação e acesso a novos mercados.

A Repet tem o apoio do Governo do Pará, Financiador de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Formam a rede o Senai/ Fiepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Leia na Agência Pará de Notícias

E leia também:  Polo Joalheiro do Pará será beneficiado pela Rede Paraense de Extensão Tecnológica.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso