Ébano Quarteto se apresenta na capela do São José Liberto

Clarinetistas do Ébano Quarteto durante apresentação na capela do São José Liberto. FOTO: Eunice Pinto. AG. PARÁ
Astor Piazzola, Gioachino Rossini e Georges Bizet foram alguns dos compositores interpretados pelos clarinetistas do Ébano Quarteto na noite desta terça-feira (4), na capela do Espaço São José Liberto. O espetáculo musical integra a programação do XXVI Festival Internacional de Música do Pará, que segue até domingo (9), em vários espaços culturais de Belém.

O Ébano Quarteto é formado por Claudionor Amaral, Márcio Gilberto Carvalho, Luís Eugênio Ribamar e João Paulo Favacho, todos bacharéis em música pela Uepa. A apresentação teve a participação da percussionista Lorena Brabo, formada pela Uepa, professora da Fundação Carlos Gomes e professora substituta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O público aprovou a apresentação e o repertório escolhido. A guia de turismo Regina Caracciolo disse que ficou encantada com o que ouviu. “Foi maravilhoso, fora de série. É um som mágico de se ouvir. Deveríamos ter sempre estas apresentações aqui”, comentou, elogiando, ainda, a gratuidade dos espetáculos do festival.

O psicólogo e professor de história Márcio Rodrigues também aplaudiu o Ébano Quarteto e contou que tem acompanhado a programação do evento. O paraense Antônio Oliveira, que mora atualmente em Curitiba, aproveitou as férias na capital paraense para assistir ao espetáculo dos clarinetistas. “Foi muito bom. O repertório é de excelente qualidade, assim como os intérpretes. O local também é lindo”, comentou.

O percussionista Claudionor Amaral falou sobre a importância do evento na formação de plateia e divulgação da música, destacando a acústica da capela do Espaço São José Liberto, que, segundo ele, é adequada para apresentações como as do quarteto. “Antes, como estudantes, nós assistíamos e, hoje, nós tocamos no festival. É como se diz, a educação musical é de fundamental importância para a formação do ser humano”.

Esta edição do festival homenageia o bicentenário de nascimento do compositor Giuseppe Verdi, além de celebrar os 180 anos de Johannes Brahms, lembrar o centenário de Benjamim Britten e os 70 anos do compositor brasileiro Almeida Prado.

A capela do Espaço São José Liberto será palco do festival até o próximo sábado (8). Além do Ébano Quarteto, também se apresentam na capela o Grupo de Flautas da Amazônia (PA), nesta quarta-feira (5), às 18 horas; Rodrigo Caspiano in Concert (PR), quinta-feira (6), às 18 horas; Grupo Belle Arte (PA) e Quaternura (PA), sexta-feira (7), a partir das 17 horas; e o Trio de Música Antiga e Contemporânea (PA), sábado (8), às 18 horas. A entrada é franca.


Leia mais na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso