Adultos e crianças prestigiam o Festival Junino do Espaço São José Liberto


Juventude Caipira agrada o público no São José Liberto. Foto: CARLOS SODRÉ/AG. PARÁ
Com uma apresentação que empolgou o público presente no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto, neste domingo, 23, as crianças da Quadrilha Juventude Caipira, da Sacramenta, foram a atração do terceiro fim de semana do Festival Junino do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do Espaço São José Liberto.

A Quadrilha Associação Cultural Juventude Caipira levou 18 pares e o marcador Lucas Eduardo, de 12 anos. o grupo tem como presidente Raimundo Sérgio Rodrigues de Souza e um dos destaques da apresentação foi o desfile da Miss Simpatia, Gabrieli Ribeiro, de 11 anos, e da Miss Mulata Cheirosa, Luciana dos Santos, de 13 anos.

Crianças participam de atividades de cidadania. Foto: CARLOS SODRÉ/AG. SODRÉ
Incentivar as crianças a frequentar a escola, obter boas médias, praticar esportes e lazer, segundo o presidente Raimundo Sérgio de Souza, são os pré-requisitos que a associação exige dos meninos e meninas para participar do grupo, que trabalha a inclusão social por meio de um clube de futebol que ele também preside, no bairro da Sacramenta.

O presidente lembra que este é o quarto ano que leva a quadrilha ao Espaço São José Liberto. Além de participar do festival junino, os pais dos integrantes e as pessoas da comunidade também fazem visitas ao local. “A gente leva o grupo para visitar o Museu (Gemas do Pará), o jardim e os espaços do Polo Joalheiro. Isso tudo faz parte da integração, da prática da cidadania, pois ajuda a formar cidadãos mais críticos, conscientes e conhecedores da nossa cultura”, comentou o presidente.

Miss Simpatia Gabrieli Ribeiro. Foto: CARLOS SODRÉ/AG. PARÁ

Miss Mulata Cheirora Luciana dos Santos. Foto: CARLOS SODRÉ/AG. PARÁ
Programação ganha a aprovação dos visitantes

As crianças da Juventude Caipira agradaram o público que prestigiou o evento, como o personal trainer Leandro Ribeiro, que assistiu a apresentação ao lado de sua namorada e de sua mãe. “Achei original. As crianças estão bem ensaiadas e o marcador da quadrilha é muito simpático”, comentou Leandro, com a aprovação da namorada, a estudante Larissa Pontes, que ressaltou o “carisma” das crianças da quadrilha.

Socorro Costa e Lorena Beatriz. Foto: CARLOS SODRÉ/AG.PARÁ
A artesã Socorro Costa levou a filha, Lorena Beatriz, de apenas 3 anos, ao festival. Ela contou que a menina fez questão de se vestir a caráter para brincar e dançar. “Gosto do festival porque aqui é bem calmo e tem bastante segurança, então dá para trazer a Lorena. Ela sempre pede para que eu a vista com as roupas da época, porque ela curte muito as festas juninas”, disse a mãe, que é moradora do bairro do Jurunas.
Andréa Verçosa e Fernanda. Foto: CARLOS SODRÉ/AG.PARÁ

Outra moradora dos arredores do São José Liberto, Fernanda Verçosa Vilhena, de 8 anos, participou do festival junto com sua mãe, a professora Andréa de Souza Verçosa. Ela contou que, de tanto assistir a apresentação das misses nos anos anteriores, teve vontade de dançar também. “Todo ano ela me pedia para dançar aqui e eu fiz uma solicitação para o São José Liberto, que me autorizou. Eu gosto muito do festival porque ajuda no desenvolvimento socioeducacional das crianças, além de valorizar as coisas do estado”, explicou a professora.

Com a coreografia “Revelação Paraense” e ao som de Fafá de Belém, a apresentação de Fernanda caiu no gosto do público. “Tinha vontade de dançar aqui porque eu via as meninas dançando e porque a festa é bem bonita e animada”, relatou Fernanda, que desfilou representando o bairro do Jurunas.

Airton Lisboa Fernandes, diretor de Desenvolvimento de Comércio e Serviço da Seicom, destacou a expressiva participação da comunidade do entorno do São José e da população de Belém no festival junino. “O Espaço São José Liberto dá essa segurança para as pessoas. As crianças e as famílias ficam a vontade para assistir as quadrilhas e, ao mesmo tempo, se divertir e brincar no espaço do Coliseu das Artes”, reiterou.

O Festival Junino do Espaço São José Liberto prossegue até o próximo domingo (30), com apresentações de quadrilhas mirins e adultas.

Veja mais fotos e leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso