Palestras sobre Moda e Design abrem calendário anual do Programa Polo Joalheiro

Ciclo de Palestras abriu a Programação 2013 do Espaço São José Liberto. FOTO: Igama/Divulgação
A programação 2013 do Projeto de Qualificação Profissional do Programa Polo Joalheiro do Pará foi aberta na tarde desta quarta-feira, 20, no auditório do Espaço São José Liberto, com um ciclo de palestras que teve como temática “As tendências na moda e o papel do designer e sua relação com o mercado”. Ao todo, 43 estudantes e profissionais das áreas de design, joias, moda e manualidades participaram do encontro, que foi aberto por Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto.

O acesso às referências de pesquisas de mercado, tendências e oportunidades de sucesso na área de atuação do designer foram o foco das palestras. Ao saudar os participantes, em nome do Governo do Estado e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), a diretora fez uma breve retrospectiva do Programa Polo Joalheiro, criado em 1998 pelo Governo do Estado para fomentar a atuação do profissional da área de design, como forma de estimular a criação de cursos de Design e Moda em instituições superiores de ensino no Pará.

O programa contempla a realização de cursos, workshops e exposições e, segundo Rosa Helena Neves, pretende reafirmar o suporte a novos empreendedores que desejam ingressar no mercado e fazer parte da iniciativa, bem como melhorar a qualidade dos produtos gerados pelos profissionais que já o integram.

Prof.ª Clarisse Fonseca. FOTO: Igama/Divulgação
O tema abordado na primeira palestra foi “Os Caminhos do Design”, com a professora Clarisse Fonseca, mestre em Artes (Iesam-PA/Uepa), que entre outros pontos destacou a importância da experiência que o designer adquire ao participar de encontros do gênero. Clarisse também deu dicas de como conquistar o mercado e se manter nele atentando para questões diversas, como a qualidade do material criado e confeccionado, o que garante a “fidelização do cliente”. “O caminho do sucesso é procurar estar sempre bem informado”, resumiu a professora.

Para a designer Bárbara Müller, que faz parte do Programa Polo Joalheiro, a palestra foi motivadora e dinâmica, tanto pela explanação da professora quanto pela apresentação de vídeos exemplificando casos de sucesso e design contemporâneo.

Prof. ª Elisa Arruda. FOTO: Igama/Divulgação
CONTEMPORANEIDADE - A segunda palestra, ministrada pela professora Elisa Arruda Kunz, especialista em Design de Móveis (Itália) e coordenadora do Curso de Design de Produto do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), abordou o tema “Design Contemporâneo”. A liberdade para criar e o conhecimento intelectual, técnico e estiloso, segundo Elisa, darão mais base para o profissional manipular e reprocessar suas criações, “colocando a ‘sua pegada’ enquanto criador, sem a necessidade de copiar”.

“O tema é um pouco complexo por estarmos vivendo e atuando neste processo”, observou a professora. A  estudante do Curso de Design de Produto do Iesam, Camila Almeida, destacou que achou interessante o que foi sobre “não se focar só na cultura local, mas buscar expressão em outros lugares”.  

TENDÊNCIAS - Encerrando o encontro, a professora Yorrana Maia ministrou a palestra “Tendências para o Verão 2013/2014”. “Os desfiles de moda são os lugares onde as tendências acontecem: ou a repercussão de um produto ou de uma ideia que vai gerar um produto”, explicou. Entretanto, disse ela, é necessário ter sempre um “olhar de estranhamento. "Um olhar que seja voltado para áreas diferentes de atuação - como a Arte e a Arquitetura, no caso de quem trabalha com Moda -, para descobrir informações e inspirações em locais diversos - como em sites e blogs.

Prof.ª Yorrana Maia. FOTO: Igama/Divulgação
Yorrana Maia citou a relação da moda com as obras do artista plástico Arthur Bispo do Rosário (1909–1989). Imortalizado por sua loucura e genialidade, o artista foi um dos destaques da 30ª Bienal de São Paulo, em 2012. Ao final do evento, catálogos ofertados pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), parceiro das ações promovidas pelo Polo Joalheiro, foram sorteados aos participantes.

A programação prossegue nesta quinta-feira, 21, também no auditório do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas), com o curso “História da Joalheria: da História Antiga à Moderna”, que será ministrado pela professora Clarisse Fonseca até o dia 27, sempre das 14h às 16h.


Ascom/Igama

Leia também AQUI




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso