Espaço São José Liberto promoverá cursos e exposições ao longo de 2013


Estão confirmados 11 cursos e três ciclos de palestras. FOTO: Igama/Divulgação
A agenda de cursos 2013 do Espaço São José Liberto está cheia de novidades e conta com a participação de profissionais experientes. Com a proposta de promover capacitação e qualificação profissional nas áreas de joias, acessórios de moda e manualidades, este ano, os cursos, workshops de geração de produto e ciclo de palestras visam à inclusão de novos estudantes e profissionais de Design, ourives e cravadores no Programa Polo Joalheiro do Pará, assim como possibilitar a melhoria da produção, a atualização técnica do setor joalheiro e de moda e a ampliação das vendas.
Coleção O Luxo e a Riqueza da Amazônia: criação do designer Ivam Silva_FOTO Igama Divulgação

A programação anual foi aberta nesta quarta-feira (20) com o Ciclo de Palestras. “Tendências na Moda e Design e sua relação com o mercado”. O designer e arquiteto Erivaldo Júnior, que faz parte do Programa Polo Joalheiro e participou do ciclo, aprovou a iniciativa. “Acho bem oportuna essa entrada do Polo Joalheiro no segmento Moda, porque essa indústria está em crescente expansão aqui no Estado do Pará, haja vista os dois cursos de Moda que já existem e também porque, há mais ou menos dois anos, o Polo Joalheiro começou a trabalhar com as manualidades, através da (jornalista e consultora de Moda) Cristina Franco. O que a gente percebe muito é a presença dos jovens, que estão entrando com muita vontade de aprender e isso só faz aumentar a capacidade de produção aqui do Estado”, comentou.

A ampla programação abrange diversos conteúdos, como história da joalheria, a identidade da joia contemporânea e o mercado, técnicas de joalheria, geração de produtos de moda, tendências e movimentos na relação moda e arte, ourivesaria e cravação, que serão ministrados por professores que são referência nas instituições de ensino superior do Estado do Pará, como também por consultores nacionais e internacionais.
Carteira Palacete Pinho, criada pela designer Rosa Castro_FOTO Igama Divulgação
Os participantes podem se atualizar sobre as novas tendências, trocar experiências, conhecer oportunidades de trabalho e aprender técnicas clássicas e inovadoras de joias e acessórios de moda. Estão confirmados 11 cursos e três ciclos de palestras, além de seis exposições, que incluem o lançamento de novas coleções temáticas e uma internacional. Todos os eventos acontecem no Espaço São José Liberto.

Pautado em experiências e inovações das joias e do artesanato comercializados no espaço, as ações do Programa Polo Joalheiro, desde 2011, têm incentivado a organização da cadeia produtiva da moda no que se refere ao produto acessórios e manualidades, à luz da Economia Criativa, fomentando elos de capacitação, designers e mercado.

Rosa Helena Neves, diretora do Programa Polo Joalheiro e do Espaço São José Liberto, mantidos pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), destaca que as ações de capacitação profissional são inovativas, pois “buscam o fortalecimento da economia criativa e os modos de fazer moda e joia com charme e originalidade, onde o clássico e o contemporâneo dialogam para a geração de produto artesanal ou semi-industrial”.

Colar Açaí, criação da designer Selma Montenegro_FOTO ALMIR PASTORE
EXPOSIÇÕES - A realização de exposições, explica Rosa Helena Neves, fazem parte do eixo de ações de promoção e comercialização dos produtos do Polo Joalheiro. “Elas incentivam o crescimento da produção local, divulgam as coleções e seus respectivos produtos, promovendo os designers e os microempresários, e são realizadas no próprio espaço e em feiras e eventos turísticos e de negócios, no Brasil e no exterior”.

Uma das grandes surpresas reservadas para este ano, resultado do esforço do Governo do Estado, por meio da Seicom, é a “Exposição AngloGold Ashanti – AuDITIONS – Concurso 2012”, que é o maior concurso internacional de joias em ouro, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti, da África do Sul. De 13 a 30 de junho, no Espaço São José Liberto, o público poderá apreciar as joias finalistas do certame, que incluem a peça “Açaí”, da designer paraense Selma Montenegro, uma das 18 finalistas.

O público paraense também espera exposições tradicionais, como a “Joias de Nazaré”, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Museu de Gemas do Estado que, no mês de outubro, que lança as novas coleções criadas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais ligados ao Programa, que se inspiram nos ícones da festividade da padroeira dos paraenses.

PARCERIAS - O sucesso do desenvolvimento das ações promovidas pelo Espaço São José Liberto também resulta do fortalecimento e ampliação da rede de parceiros, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na área de qualificação profissional, que realiza ações de incentivo ao mercado e gestão.

Essa estratégia, identifica Rosa Helena, foi fundamental para o alcance de resultados positivos, possibilitou o intercâmbio com instituições de ciência, tecnologia e inovação, como o Museu Paraense Emílio Goeldi, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e instituições de ensino superior, como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesam), a Faculdade Estácio do Pará (FAP) e a Universidade da Amazônia (Unama), que possuem Cursos de Design e áreas afins. Outro grande parceiro das ações do Polo Joalheiro é o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). 

Prof Clarisse Fonseca ministra o curso História da Joalheria. FOTO: Igama/Divulgação
CURSOS - Os cursos promovidos pelo Polo Joalheiro abordam temas atuais e selecionados de acordo com as demandas do mercado, além de primar pela qualidade dos professores convidados. Para quem se interessar pela área de pesquisa de materiais, mercado e tendências (Economia Criativa), uma boa opção é o curso de “Criação de Projetos: Workshop de Geração de Produtos de Acessórios de Moda”, que será realizado em maio, sob a responsabilidade de Yorrana Maia, especialista em Moda e Criação (Unama) e Fernando Hage, mestre em Moda, Cultura e Arte (Unama). 

Fernando Hage adianta que o curso falará sobre a ideia de construção de projetos. “A gente acredita que não é o produto em si que importa, preferencialmente, mas o processo que se tem para chegar à construção do produto. É, mais ou menos, esse contexto que a gente vai colocar: essa ideia de criação e como se desenvolver essas etapas do processo de forma que o resultado seja interessante, mas importando o processo em si”, explicou Hage. “Muitas vezes, o designer pensa muito no produto final que ele quer chegar e não que é o processo que vai levá-lo a uma ideia final”, complementou.

Já o de “Metalurgia Básica”, dentro da área da joalheria e técnicas da joia artesanal, será ministrado, em setembro, pelo mestre ourives e pesquisador Paulo Tavares (Uepa) e pelo ouvires e designer de produtos Fábio Alves. Outro destaque é o curso “Criação de Projetos de Joias: Workshop de Geração de Produtos de Joalheria – Coleção 2013/2014”, que será ministrado, em junho, pela professora Regina Machado, arquiteta, consultora de Estilo do IBGM e doutora em Comunicação.

E, em andamento, está o curso “História da Joalheria: da história antiga à moderna”, aberto nesta quinta-feira (21) e que segue até o dia (27), das 14h às 16h, sob a responsabilidade da professora Clarisse Fonseca, mestre em Artes (Iesam/Uepa).

SERVIÇO:
Mais informações sobre a programação do Espaço São José Liberto com Luanna Alysse, gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) nos telefones (91) 3344-3518 e 3344-3557.

 AGENDA DE EXPOSIÇÕES 2013 (clique para vizualizar)




Ascom/Igama

LEIA TAMBÉM AQUI




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso