Desfile de joias do Polo Joalheiro do Pará movimentou a Feira do Empreendedor 2012. FOTOS: Thiago Araújo - Sebrae-PA |
Com organização da jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia, 15 modelos mostraram 25 joias inspiradas em ícones da cultura paraense, como a religiosidade, a natureza, a culinária e as lendas marajoaras.
As peças dos designers e microempresários ligados ao Programa Polo Joalheiro foram criadas em ouro e prata contendo gemas minerais e vegetais. As peças chamavam a atenção também pela utilização de gemas orgânicas, como sementes, chifre de búfalo e fibras, matéria prima sustentável utilizada pelos profissionais do Polo Joalheiro do pará, que tem como mantenedor o Governo do Estado/Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), sendo gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).
Gemas minerias são usadas nas joias artesanais |
Elisa Serrão, consultora da área de finanças do Sebrae, comentou o desfile: “Eu acho muito positiva essa iniciativa, que mereceu todos os aplausos do público aqui presente. Os comentários que ouvi também foram todos favoráveis. O Polo Joalheiro do Pará está de parabéns!”.
“Adorei! Achei o desfile lindo e as joias muito criativas”, também elogiou a assistente social Lana Maria Machado. Ela disse que já conhece e admira o trabalho desenvolvido pelo Polo e que sempre compra joias para uso próprio ou para presentear amigos e parentes, especialmente com pingentes de muiraquitã – que, segundo a lenda, eram amuletos ofertados aos guerreiros pelas amazonas.
O desfile do Polo Joalheiro do Pará agradou o público |
“A parceria do Sebrae com o Polo Joalheiro do Pará vai se fortalecendo a cada ano. Enquanto o Polo trabalha a capacidade técnica dos designers, ourives, lapidários, produtores e demais profissionais do Programa, com a realização de workshops de geração de produtos, promoção e acompanhamento a eventos, eu trabalho o empreendimento e a gestão de negócios”, explica a gestora, citando a criação do Consórcio Empresarial de Joias do Pará, formado por nove empresários ligados ao Polo Joalheiro que se uniram para chegar ao potencial de exportação.
“O desfile de joias é uma das ações desta parceria e, junto com o estande de Comércio e de Serviços da Feira do Empreendedor, vem mostrar o trabalho do Polo Joalheiro dentro do conceito de economia criativa”, reiterou Ana Lúcia.
Para Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto, a participação do Polo Joalheiro na feira é um bom exemplo de como o funcionamento integrado de ações nas áreas de cultura, turismo, design, artesanato, joalheria, capacitação profissional e comercialização, presentes no Espaço São José Liberto, asseguram a dinâmica de funcionamento dos elos da economia criativa, dentre eles a criação, produção, distribuição e consumo.
Maxicolares foram destaque no desfile |
FOTOS: Thiago Araújo - Sebrae-PA
Ascom/Igama
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário