Joias do Polo Joalheiro do Pará fazem sucesso na Feira do Empreendedor 2012

Desfile de joias do Polo Joalheiro do Pará movimentou a Feira do Empreendedor 2012.
FOTOS: Thiago Araújo - Sebrae-PA
O público aprovou o desfile de joias que o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro promoveu na noite desta sexta-feira (14) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante a “Feira do Empreendedor 2012 - Conhecer, Empreender e Integrar”, que termina neste sábado (15), numa realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae).

Com organização da jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia, 15 modelos mostraram 25 joias inspiradas em ícones da cultura paraense, como a religiosidade, a natureza, a culinária e as lendas marajoaras.

As peças dos designers e microempresários ligados ao Programa Polo Joalheiro foram criadas em ouro e prata contendo gemas minerais e vegetais. As peças chamavam a atenção também pela utilização de gemas orgânicas, como sementes, chifre de búfalo e fibras, matéria prima sustentável utilizada pelos profissionais do Polo Joalheiro do pará, que tem como mantenedor o Governo do Estado/Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), sendo gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Gemas minerias são usadas nas joias artesanais
Felícia Assmar contou que as modelos tiveram uma preparação peculiar para o evento. “O desfile de joias tem que ter um cuidado especial para que a peça seja o foco. As roupas devem ser neutras e a coreografia tem que ser mais pausada e harmônica para dar tempo do público ver todos os detalhes das belíssimas joias do Polo”, contou a organizadora, lembrando que alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio do Pará deram apoio ao evento na preparação dos cabelos e maquiagem das modelos.

Elisa Serrão, consultora da área de finanças do Sebrae, comentou o desfile: “Eu acho muito positiva essa iniciativa, que mereceu todos os aplausos do público aqui presente. Os comentários que ouvi também foram todos favoráveis. O Polo Joalheiro do Pará está de parabéns!”.

“Adorei! Achei o desfile lindo e as joias muito criativas”, também elogiou a assistente social Lana Maria Machado. Ela disse que já conhece e admira o trabalho desenvolvido pelo Polo e que sempre compra joias para uso próprio ou para presentear amigos e parentes, especialmente com pingentes de muiraquitã – que, segundo a lenda, eram amuletos ofertados aos guerreiros pelas amazonas.

O desfile do Polo Joalheiro do Pará agradou o público

PARCERIA – Ana Lúcia Santos, gestora de Projeto Setorial Indústria Região Metropolitana e Marajó do Sebrae/PA ,explicou que o desfile é resultado de uma parceria que começou em 2007, quando ela ainda era gestora do Projeto de Gemas e Joias do Sebrae. O projeto foi ampliado e passou a abranger outros segmentos, como acessórios de moda e manualidades.

“A parceria do Sebrae com o Polo Joalheiro do Pará vai se fortalecendo a cada ano. Enquanto o Polo trabalha a capacidade técnica dos designers, ourives, lapidários, produtores e demais profissionais do Programa, com a realização de workshops de geração de produtos, promoção e acompanhamento a eventos, eu trabalho o empreendimento e a gestão de negócios”, explica a gestora, citando a criação do Consórcio Empresarial de Joias do Pará, formado por nove empresários ligados ao Polo Joalheiro que se uniram para chegar ao potencial de exportação.

“O desfile de joias é uma das ações desta parceria e, junto com o estande de Comércio e de Serviços da Feira do Empreendedor, vem mostrar o trabalho do Polo Joalheiro dentro do conceito de economia criativa”, reiterou Ana Lúcia.

Para Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto, a participação do Polo Joalheiro na feira é um bom exemplo de como o funcionamento integrado de ações nas áreas de cultura, turismo, design, artesanato, joalheria, capacitação profissional e comercialização, presentes no Espaço São José Liberto, asseguram a dinâmica de funcionamento dos elos da economia criativa, dentre eles a criação, produção, distribuição e consumo.
Maxicolares foram destaque no desfile


FOTOS: Thiago Araújo - Sebrae-PA

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso