Programação começou com missa na capela e depois seguiu para o Coliseu das Artes do São José Liberto. FOTO: Fabrício Coleny/Paratur |
Entre os participantes do evento, estavam alunos do curso de turismo da Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e representantes de instituições ligadas ao segmento, integrantes do Fórum Paraense de Desenvolvimento do Turismo (Fomentur). Foram premiadas quatro embarcações nas categorias “regionais” e “outras”.
A comissão julgadora atribuiu pontos de 0 a 10 a cada concorrente, de acordo com a ornamentação, postura da tripulação, obediência, horário e percurso do cortejo. A comissão foi composta por cinco membros: Catarina Tancredi, professora da UFPA; Edilberto Pamplona, coordenador do curso de design do IFPA; Emanuel Franco, coordenador da galeria de arte Graça Landeira, da Unama; Esperança Bessa, editora de suplemento do jornal Diário do Pará; e Kátia Corrêa, jornalista do jornal O Liberal.
O concurso é uma parceria entre a Paratur, Setur e Capitania dos Portos. Trata-se de uma homenagem ao já falecido historiador Carlos Rocque, lembrado pela contribuição à cultura paraense, como a idealização, em 1986, da Romaria Fluvial, quando foi presidente da Paratur. O troféu, desenvolvido pelo artista plástico Marcelo Gil, foi confeccionado em madeira entalhada e cerâmica com motivos regionais.
A Romaria Fluvial este ano comemorou a 24ª edição, contando com cerca de 500 embarcações, número que vem aumentando a cada ano. “A procissão remete à vocação do povo amazônida e sua ligação com as águas e a grande importância que elas apresentam para a região. É hoje um dos mais importantes eventos do Círio”, disse o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
Crianças da Creche Frei Daniel de Samaratte, do Guamá, participaram da cerimônia. FOTO: Fabrício Coleny/Paratur |
Estiveram na cerimônia de premiação representantes da instituição e crianças atendidas pela creche, que é subsidiada pela Associação Santa Parceria e pela Igreja Católica. A entidade existe desde 1998 e atende atualmente 320 crianças. “A maior dificuldade que temos é conseguir recursos para o pagamento dos funcionários, já que nem todos podem ser voluntários”, disse o presidente da associação, Carlos Nonato.
Após o Círio, a associação organizou uma campanha para a arrecadação de livros, que foram entregues à coordenação da creche. Ao todo foram coletados entre os servidores 139 exemplares, que agora comporão o acervo da instituição, contribuindo com as atividades educativas. A premiação foi encerrada com um coquetel animado pelo grupo de tradições folclóricas Charme Caboclo, com danças regionais.
O Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, entrega o prêmio de melhor embarcação ao representante da Amazon Norte (à esquerda). FOTO: Fabrício Coleny/Paratur |
Categoria A – Embarcações regionais (casco de madeira ou aço, com até três conveses)
1º lugar: Amazon Norte
Decorador: Aldair Corrêa da Costa
2º lugar: Nélio Corrêa
Locatária: Comunidade Maíra
Decorador: José Augusto Brito (Mafras Recepções)
Categoria B – Outras embarcações (iate, veleiro, lancha, balsa, ferry boat, empurrador e pesqueiro)
1º lugar: Bom Jesus
Locatária: Muiraquitã turismo
Decorador: Ronaldo Silva
2º lugar:Mariza
Decorador: Marcos Alves
TEXTO: Ascom/Paratur
FONTE: Agência Pará de Notícias
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário