Paratur e Setur premiam vencedores do concurso de embarcações

Programação começou com missa na capela e depois seguiu para o Coliseu das Artes do São José Liberto. FOTO: Fabrício Coleny/Paratur 
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) premiaram, em cerimônia nesta quarta-feira (31), no Espaço São José Liberto, os dois primeiros colocados no concurso que elegeu as embarcações melhor ornamentadas da Romaria Fluvial do Círio 2012. Na ocasião foi assinado também o termo de doação dos alimentos e produtos de higiene infantil que foram arrecadados pela Paratur e Setur para participação na procissão.

Entre os participantes do evento, estavam alunos do curso de turismo da Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e representantes de instituições ligadas ao segmento, integrantes do Fórum Paraense de Desenvolvimento do Turismo (Fomentur). Foram premiadas quatro embarcações nas categorias “regionais” e “outras”.

A comissão julgadora atribuiu pontos de 0 a 10 a cada concorrente, de acordo com a ornamentação, postura da tripulação, obediência, horário e percurso do cortejo. A comissão foi composta por cinco membros: Catarina Tancredi, professora da UFPA; Edilberto Pamplona, coordenador do curso de design do IFPA; Emanuel Franco, coordenador da galeria de arte Graça Landeira, da Unama; Esperança Bessa, editora de suplemento do jornal Diário do Pará; e Kátia Corrêa, jornalista do jornal O Liberal.

O concurso é uma parceria entre a Paratur, Setur e Capitania dos Portos. Trata-se de uma homenagem ao já falecido historiador Carlos Rocque, lembrado pela contribuição à cultura paraense, como a idealização, em 1986, da Romaria Fluvial, quando foi presidente da Paratur. O troféu, desenvolvido pelo artista plástico Marcelo Gil, foi confeccionado em madeira entalhada e cerâmica com motivos regionais.

A Romaria Fluvial este ano comemorou a 24ª edição, contando com cerca de 500 embarcações, número que vem aumentando a cada ano. “A procissão remete à vocação do povo amazônida e sua ligação com as águas e a grande importância que elas apresentam para a região. É hoje um dos mais importantes eventos do Círio”, disse o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Crianças da Creche Frei Daniel de Samaratte, do Guamá, participaram da cerimônia. FOTO: Fabrício Coleny/Paratur  
SOLIDARIEDADE – A Romaria em 2012 também foi um exercício solidário, com a troca dos ingressos do barco que levou servidores e convidados – entre os quais cerca de 30 jornalistas de veículos nacionais e internacionais ligados ao turismo – por kits de alimentos ou produtos de higiene infantil, que foram encaminhados à Creche Frei Daniel de Samaratte, localizada na área do Tucunduba, no bairro do Guamá, em Belém. Ao todo foram arrecadados 489 quilos de materiais, que já foram entregues à instituição.

Estiveram na cerimônia de premiação representantes da instituição e crianças atendidas pela creche, que é subsidiada pela Associação Santa Parceria e pela Igreja Católica. A entidade existe desde 1998 e atende atualmente 320 crianças. “A maior dificuldade que temos é conseguir recursos para o pagamento dos funcionários, já que nem todos podem ser voluntários”, disse o presidente da associação, Carlos Nonato.

Após o Círio, a associação organizou uma campanha para a arrecadação de livros, que foram entregues à coordenação da creche. Ao todo foram coletados entre os servidores 139 exemplares, que agora comporão o acervo da instituição, contribuindo com as atividades educativas. A premiação foi encerrada com um coquetel animado pelo grupo de tradições folclóricas Charme Caboclo, com danças regionais.

O Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, entrega o prêmio de melhor embarcação ao representante da Amazon Norte (à esquerda). FOTO: Fabrício Coleny/Paratur 
VENCEDORES DO CONCURSO:

Categoria A –
Embarcações regionais (casco de madeira ou aço, com até três conveses)

1º lugar: Amazon Norte

Decorador: Aldair Corrêa da Costa

2º lugar: Nélio Corrêa

Locatária: Comunidade Maíra

Decorador: José Augusto Brito (Mafras Recepções)

Categoria B – Outras embarcações (iate, veleiro, lancha, balsa, ferry boat, empurrador e pesqueiro)

1º lugar: Bom Jesus

Locatária: Muiraquitã turismo

Decorador: Ronaldo Silva

2º lugar:Mariza

Decorador: Marcos Alves


TEXTO: Ascom/Paratur 

FONTE: Agência Pará de Notícias




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso