Cenário da exposição Joias de Nazaré 2012 terá fotos e objetos em miriti

                                                FOTO: IGAMA/DIVULGAÇÃO
A exposição faz referência aos promesseiros da corda.
FOTO: JOÃO RAMID
Réplicas de objetos usados por fiéis para pagar promessas, confeccionados em miriti, integram o projeto de ambientação da exposição Joias de Nazaré 2012, que será aberta ao público na próxima terça-feira (09), às 18h, no Espaço São José Liberto. Em sua décima edição, a mostra terá joias inspiradas nas 11 procissões da Festividade de Nazaré, que levam milhares de pessoas às ruas dos municípios de Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana.
 
Segundo o artista visual Emanuel Franco, responsável pelo projeto, todo o espaço destinado à exposição será delimitado por “16 auto portantes, contendo em cada um deles um prisma de paredes de vidro, os quais receberão objetos artesanais de miriti, revestidos de massa e pintados de tinta acrílica branca, que servirão de suporte para as joias”.

Ele acrescenta que, “nas paredes dos auto portantes teremos imagens fotográficas adesivadas, de autoria do fotógrafo João Ramid”. As imagens usadas na ambientação são registros de várias romarias, e vão compor um cenário harmônico com as joias da nova coleção.

Emanuel Franco repete no projeto da “Joias de Nazaré 2012” uma parceria que deu certo na feira Pará Expojoia – Amazônia Design de 2011, quando criou um painel com imagens da floresta, a partir de fotos de Ramid. O painel ainda pode ser visto por quem chega ao Jardim da Liberdade, no São José Liberto.

“Aprecio a trajetória profissional do João Ramid há bastante tempo, e sei que ele possui uma diversidade enorme de registros fotográficos, que alcançam várias vertentes do olhar e compõem um acervo admirável de situações e cenas não só da nossa região, como de outras regiões do país, e também fora dele. Com isso, tive acesso ao seu acervo do Círio e obtive belas imagens que vão compor a mostra. A parceria com o João Ramid sempre resultou em bons resultados, e espero que essa seja mais um”, afirma Emanuel Franco.

Fotos das procissões integram o projeto da mostra. FOTO: JOÃO RAMID
DIVULGAÇÃO - Para a o artista, o projeto de ambientação será uma referência para a divulgação do trabalho de designers locais, e “ajudará na difusão e valorização de suas potencialidades e do nosso Círio”.

Os diversos ícones do Círio de Nazaré – festividade que começa bem antes da grande procissão do segundo domingo de outubro – são uma rica fonte de inspiração para as manifestações artísticas, assegura Emanuel Franco. “Como artista, é uma época que me aproprio dos elementos visuais que são ícones das manifestações populares e que sempre me alimentam para a elaboração de ideias, obras e projetos. Os brinquedos de miriti, as janelas decoradas, as alegorias e as promessas, eu vejo como signos visuais marcantes dessa quadra nazarena”, acrescenta o artista.




FOTOS: IGAMA/DIVUGAÇÃO

PROCISSÕES - A exposição, que este ano recebeu a denominação de “Joias de Nazaré 2012 – Procissões do Círio - A fé renovada em todos os caminhos”, reúne trabalhos de designers, ourives, lapidários e artesãos vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. A coleção foi criada durante um workshop sobre o tema “Procissões”, coordenado pela professora Rosângela Gouvêa, coordenadora do Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Realizada no São José Liberto desde outubro de 2003, a exposição integra a programação cultural promovida no espaço durante o mês de outubro, e ao longo de uma década vem integrando as joias artesanais do Pará ao cenário de festa e produção artística que toma conta de Belém em função do Círio de Nazaré. Este ano, a nova coleção poderá ser vista de 09 de outubro a 4 de novembro, na Casa do Artesão/São José Liberto, com entrada franca.

Colares e pingentes estão entre as peças criadas para a exposição “Joias de Nazaré 2012". Entre as novidades está um colar em prata inspirado nos promesseiros da corda. A coleção também é composta por peças em ouro, retratando os anjos que acompanham o Círio e as demais procissões da festividade, além dos pingentes que recriam a imagem de Nossa Senhora. A Curadoria da mostra já recebeu trabalhos das designers Lídia Abrahim, Camilla Amarall e Paloma Vale.

A exposição é uma iniciativa do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso