Casa Cor Rio expõe joias e acessórios de moda do Pará

"Folha Nativa", maxicolar criado pela designer Ivete Negrão. FOTO: João Ramid
Com cerca de 80 peças, entre joias e acessórios de moda, o Espaço São José Liberto será a atração do Ambiente Joalheria, que integra o projeto “Joia da Casa”, na 22ª edição da Casa Cor Rio, realizada na capital carioca. Criadas e confeccionadas por 17 designers e nove empresas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos do Pará, as peças mostram ao público do evento – estimado em até 70 mil visitantes – a criatividade, a diversidade e a sustentabilidade que caracterizam os produtos do Polo Joalheiro do Pará, no período de 30 de outubro a 4 de novembro.


Sob coordenação da jornalista e consultora de Moda e Estilo, Cristina Franco, o processo de criação de várias peças expostas na Casa Cor Rio valorizou a matéria prima regional, a capacidade criativa dos artistas da joalheria e do artesanato local, e as referências culturais e históricas do Pará, dentro dos conceitos da Economia Criativa.

"Tropicália", criação de Bárbara Müller. FOTO: Igama Divulgação
Em braceletes, brincos, anéis, colares e maxicolares, pingentes, bolsas, carteiras e até um ostensório, estão as texturas, as cores e o modo de ser do povo da Amazônia. A beleza e a durabilidade dos metais nobres, como ouro e prata -, se harmonizam com o brilho das gemas minerais (greengold, quartzo, turmalina, citrino, diamante e jaspe), o colorido das fibras e da chita (tecido muito usado nas vestimentas de grupos folclóricos), a dureza do chifre de búfalo e da madeira regional, com a rusticidade de fibras vegetais, de escamas de peixes da região e do inusitado coador descartável de café reciclado.

Brinco "Santa", de Selma Montenegro. FOTO: Igama Divulgação
O público também terá a oportunidade de conhecer um pouco da produção de joias com inspiração na festividade do Círio de Nazaré, que homenageia a padroeira dos paraenses. As peças foram criadas para a coleção "Joias de Nazaré 2012".

Participam desta edição da Casa Cor Rio as empresas Amorimendes, Danatureza, Celeste Heitmann, Ivete Negrão, Joiartmiro, Mãe D'Água Biojoias, Montenegro's, Rosa Leal e Sila Brasila. As peças foram criadas por Argemiro Muñoz, Bárbara Müller, Circe do Socorro, Eli Cascaes, Fábio Monteiro, Izaías Lopes, Ivam Pereira e Silva, Joseli Limão, Júlia Mendes, Marcilene Rodrigues, Celeste Heitmann, Ivete Negão, Nilma Arraes, Rosa Leal, Rosáurea da Cunha Simões, Roseli Matias e Selma Montenegro.



"Encanto Amazônico": anel e bracelete de Fábio Monteiro_FOTO: Igama/Divulgação
"Shopping Bag", de Celeste Heitmann. FOTO: Igama/Divulgação

PÚBLICO SELETO - O projeto “Joia da Casa” é destinado a joalheiros e designers de joias, que a cada semana do evento expõem e vendem suas criações para um público formado principalmente por arquitetos, decoradores e paisagistas, além de jornalistas especializados nas áreas de decoração, moda e estilo.

O projeto da loja do espaço “Joia da Casa” é de autoria dos arquitetos Mariana Dornelles, Fillipi Sartori e Luciana Arnaud.


A Casa Cor Rio 2012 é realizada em um prédio histórico, construído em 1922, no bairro do Flamengo, em frente ao Pão de Açúcar.


Todo o trabalho desenvolvido no Espaço São José Liberto é coordenado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso