Selma Montenegro, do Pará, é finalista em prêmio internacional de design de joias

Selma Montenegro é uma das 18 finalistas do 10º AuDITIONS Brasil 2012
Com um projeto denominado “Açaí”, fruta típica do Pará, a designer paraense Selma Helena Montenegro, uma das pioneiras do segmento no Estado, é uma das 18 finalistas, entre 1.386 inscritos de todo o país, do maior concurso de design de joias de ouro do mundo, o AngloGold Ashanti AuDITIONS, que celebra sua 10ª edição no país com o tema “Brasilidade”.

A atriz Taís Araújo é a Golden Girl, a embaixadora desta edição do concurso, representando, com sua beleza tipicamente brasileira, a imagem do concurso nos anos de 2012 e 2013, por meio de fotos, desfiles e eventos para divulgar o evento promovido pela AngloGold Ashanti, a maior produtora de ouro do país e uma das maiores do mundo.

Selma Montenegro, informada nesta quinta-feira (19) do resultado, já se considera vitoriosa pela classificação alcançada. “É o auge da premiação na área de joalheria. É como eles mesmos (da organização do concurso), que me ligaram, disseram: ‘É uma grande vitória!’ É inesquecível. Única!”, declarou , emocionada com a notícia, acrescentando que foi no prazo de prorrogação do concurso que inscreveu três projetos: “Carimbó”, “Arara Azul” e “Açaí”.

A mineradora fornecerá, na etapa seguinte, o ouro para os classificados confeccionarem as peças, que deverão ser entregues até setembro, quando passarão por um novo julgamento. Os vencedores, em duas categorias, serão anunciados em novembro, em Belo Horizonte (MG).

Antes do julgamento final, as peças selecionadas, que identificam a variedade de raças e culturas de todo o Brasil, serão fotografadas com a Golden Girl para o catálogo do concurso.Designers, consultores, publicitários, empresários e jornalistas do Brasil e de outros países, especializados e experientes na área da joalheria, estarão entre os jurados.

Na peça, cujo projeto está guardado a “sete chaves”, Selma Montenegro disse que usará ouro e tucumã (um fruto da Amazônia). O ouro, informou, será destaque no colar, servindo como atrativo para revelar o seu estilo de criação, que privilegia a temática regional, mas com a linguagem universal. Selma pretende desenvolver o projeto em Belém e está estudando propostas de patrocínios e apoios para a produção da peça.

Detalhe do colar "Fruto da Terra: Açaí":  Prêmio IBGM 2006
CRIATIVIDADE - Fibra, madeira certificada e sementes são matérias primas constantes no trabalho de Selma Montenegro, produtos que, muitas vezes, passam despercebidos aos olhos das pessoas. “Eu vejo de outra forma. Vejo essa matéria prima como a nossa maior joia, realmente, a joia preciosa, que é o que gera o diferencial daquela peça que você não vai achar em qualquer lugar”, frisa a designer, que procura, sem causar danos ao meio ambiente, utilizar o material descartado pela natureza ou pelo homem.

Para o concurso, Selma Montenegro apostou na peça que é o forte do seu trabalho, o colar, e com tema similar ao que já lhe rendeu a primeira premiação da sua carreira, em 2006, em um dos mais representativos concursos do país, com repercussão internacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). No Prêmio IBGM de Design de Joias ela foi a primeira designer do norte do país a figurar entre os profissionais selecionados, ficando em terceiro lugar entre os melhores designers do Brasil com a peça “Fruto da Terra: Açaí”.

Divulgado em 33 países, o colar é composto de fibras de miriti e gemas minerais diversas, como quartzo verde, ágata, citrino, crisoprázio e malaquita, além da gema orgânica caroço de macaúba.Também já foram finalistas em edições anteriores do AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil as designers paraenses Lídia Abrahim e Clara Amorim, que também integram o Programa de Gemas, Joias e Metais Preciosos do Pará, gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

TRAJETÓRIA - Designer de joias vinculada ao Polo Joalheiro do Pará desde a inauguração do Espaço São José Liberto, em 2002, Selma Helena Montenegro Botelho é natural do município de Afuá, no Arquipélago do Marajó. Apesar de criar anéis, pulseiras e pingentes, os colares são suas peças preferidas. Graduada em Educação Artística, também é responsável pela loja “Montenegro’s”, que possui no Polo Joalheiro, onde comercializa suas peças.

 Em 2008, também no Prêmio IBGM, Selma ficou entre os 10 melhores do Brasil na categoria Arquitetura Brasileira, com o colar “Ver-o-Peso” inspirado na arquitetura da maior feira livre da América Latina. Na peça, de forma harmônica a vista aérea do mercado é retratada pela artista em formas ovais no colar, que tem na sua composição ouro, madeira de pupunheira, fibra de arumã e gemas minerais diversas, como ametista, turmalina verde, esmeralda e água marinha, e vários tipos de quartzo, remetendo ao colorido e à diversidade dos produtos comercializados na feira.
Colar "Ver-o-Peso": Prêmio IBGM 2008
Colar "Dança das Cores" - Carimbó:   
I Prêmio de Design em Joias do Pará
No mesmo ano, Selma também ficou em segundo lugar com o designer da joia “Dança das Cores” (inspirada no tema do concurso, "Carimbó"), com a qual foi agraciada na categoria profissional no “I Prêmio de Design em Joias do Pará”, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio do Igama.

O trabalho da designer também lhe rendeu, em 2010, a homenagem na 29ª edição do “Mulher Padrão do Pará”, evento destinado a profissionais que se destacam pela qualidade do trabalho que realizam nos mais diversos segmentos, numa iniciativa do Conselho de Profissionais do Estado do Pará. Segundo Selma, foi a primeira vez que o setor de Joalheria foi representado na premiação, que leva em conta a seriedade e a organização que acompanham a trajetória de cada homenageada.

Definindo-se como uma pessoa inquieta, curiosa e arrojada, Selma Montenegro lembrou que, há 10 anos, eram poucos os designers de joias no Estado, e ressaltou que as conquistas dela e dos demais profissionais envolvidos no setor são creditadas, principalmente, ao trabalho do Polo Joalheiro, que tem ultrapassado fronteiras.

Ela informou que foi pelo Polo Joalheiro que participou, há alguns anos, de um encontro nacional, no qual peças premiadas expostas lhe chamaram a atenção. Na ocasião, Selma disse a uma amiga que, um dia, estaria no AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil. Foi quando decidiu participar de concursos na área e incentivou outros profissionais a fazerem o mesmo.

“Essa conquista é o reconhecimento de um esforço, para que a gente melhore cada vez mais a produção joalheira do Estado. Estamos nesse patamar de alcançar qualidade e reconhecimento, pois estamos adquirindo a cultura de ser um Estado com tradição na joalheria, que ainda não tínhamos, apesar de sermos ricos em ouro, minerais e gemas. Estamos adquirindo muito nesse sentido e este destaque está se dando, principalmente, por causa desse trabalho desenvolvido pelo Polo, que hoje nos permite afirmar que O Pará é joia! e aqui se faz joia”, enfatizou a designer.

DADOS - Após serem avaliados, para escolha dos 18 finalistas, os projetos inscritos passaram por um júri técnico, que selecionou 70 projetos na categoria Prêmio AuDITIONS e 35 na categoria Prêmio AuDITIONS 10 anos. Dos 18 agraciados, 12 concorrem ao primeiro prêmio e os outros seis ao segundo, comemorativo aos 10 anos do concurso. Selma Montenegro foi selecionada na primeira categoria. O paraense Fares Cardoso Farage, também vinculado ao Polo Joalheiro, ficou entre os pré-selecionados, com o projeto da peça “Marajó”.

Entre os 1.386 inscritos estavam 85 designers paraenses, um dos 23 Estados participantes com mais representatividade, atrás apenas do Paraná (com 98 participantes), Rio de Janeiro (205), Minas Gerais (307) e São Paulo (398). As mulheres são maioria em participação: 964 contra 422 homens. Pela primeira vez, o concurso recebeu inscrições de designers dos Estados do Acre, Rondônia e Sergipe.

Colar "Fruto da Terra: Açaí", Prêmio IBGM 2006. Com a mesma temática, Selma Montenegro ficou entre os 12 designers finalistas do Prêmio AuDITIONS Brasil 

SELEÇÃO – Entre os selecionados na categoria “Prêmio 10 anos AuDITIONS" está Eliânia Rosetti, de São Paulo, com a peça “Carnival”, que já esteve no Polo ministrando ações de capacitação aos designers locais.

O Concurso AuDITIONS foi criado há 12 anos na África do Sul, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor joalheiro, principal destino do ouro extraído pela AmgloGold Ashanti. Além de promover as práticas de governança, sustentabilidade, responsabilidade social e sustentação do negócio da empresa, a iniciativa estimula a inovação, contribui para a renovação do design de joias, estabelecendo tendências e incentivando o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro.

O AuDITIONS Brasil ainda permite a projeção do país no exterior, como exportador de capacidade técnica e criatividade, sendo também realizado bianualmente na China, Índia, África do Sul e Emirados Árabes.

Texto: Ascom Igama, com informações do site Midiorama Entertainment Media

FOTOS DAS PEÇAS: OCIONE GARÇON

FOTOS SELMA MONTENEGRO: STUDIO OLIVEIRA

Foto do desenho do projeto Carimbó: Selma Montenegro




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