Charme Caboclo mostra “Cantos e Encantos do Pará” no São José Liberto

Grupo Charme Caboclo_FOTO ROGÉRIO UCHÔA
Com coreografias características de diversos municípios paraenses e uma homenagem à representação feminina no folclore amazônico, o Grupo Parafolclórico Charme Caboclo apresentará o espetáculo “Cantos e Encantos do Pará” no próximo domingo (29), a partir das 18 horas, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto. A apresentação, que tem entrada franca, integra o Projeto Ritmos do Pará, que abre a arena cultural do São José Liberto para grupos folclóricos sempre no primeiro e no último fim de semana de cada mês.

Criado e desenvolvido, há três anos, pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Espaço São José Liberto, via Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), o projeto tem o objetivo de ampliar o espaço para divulgação do trabalho de grupos folclóricos do Pará, valorizando a arte produzida no Estado.

Para a apresentação, oito músicos e 16 dançarinos do Charme Caboclo vão mostrar, em 13 coreografias, o trabalho que desenvolvem desde a formação do grupo, há 13 anos, com destaque para músicas e coreografias próprias. “A gente reuniu coreografias de três cantos do nosso Estado para mostrar um pouco de cada região”, conta a pedagoga Rita Sena, diretora do Charme Caboclo.

Da Região do Salgado, diz ela, serão mostrados o xote, o massariquinho e a desfeiteira. Da Região do Marajó serão apresentadas a invernada marajoara, a chula marajoara, o lundu e a vaquejada do Marajó. Esse segundo bloco será aberto com a “Lenda da Iara”, com música e coreografia de Rita Sena, que versa sobre a famosa lenda do encantamento dos pescadores por um ser encantado dos rios.

Na terceira parte, denominada Carimbó do Charme, o grupo de músicos e dançarinos mostrará o lado mais estilizado da dança folclórica paraense, característica marcante na Região Metropolitana de Belém. “A música tem a marca do carimbó, mas com um batuque que está ficando próprio do município de Belém, que é mais ritmado, mais acelerado que o tradicional, e que se aproxima mais do eletrônico que está sendo apresentado pelos grupos de tecnobrega”, explica a diretora.
Grupo Charme Caboclo_FOTO ROGÉRIO UCHÔA
HOMENAGEM - Para encerrar o espetáculo “Cantos e Encantos do Pará”, a coreografia “à brasileira”, com música de Lucinnha Bastos e montagem coreográfica de Rita Sena, homenageará as mulheres paraenses, por meio dos mitos e das crenças do folclore amazônico. A dança enfatizará a figura feminina, representada, por exemplo, na própria Iara e em Iansã, além das entidades da mitologia indígena e outras representativas do folclore amazônico.

Desde 1998, Rita Sena trabalha com o folclore paraense, desenvolvendo pesquisas e vivências com a cultura popular. A formação como educadora e a experiência adquirida durante todo este tempo foram fundamentais para os resultados obtidos com o Charme Caboclo. “O folclore é a identidade de um povo, passado de pai para filho pela prática e oralidade", diz a diretora, lembrando que o conhecimento de técnicas de dança ou de música ajuda na hora de montar ou aperfeiçoar um trabalho mais autoral.

Serviço: Apresentação do espetáculo “Cantos e Encantos do Pará”, do Grupo Parafolclórico Charme Caboclo, dentro do Projeto Ritmos do Pará, neste domingo (29), a partir das 18h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas. Entrada franca.

Ascom/Igama

FOTOS: ROGÉRIO UCHÔA/OS PARÁ 2000




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso