Grupo Metal Pará leva músicas clássicas e populares ao Coliseu das Artes

Em sua quinta apresentação no Festival Internacional de Música do Pará, o Grupo Metal Pará levará neste domingo (10), às 16h, ao Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, um repertório com 10 obras clássicas e populares, dentro da programação do 25º Festival Internacional de Música do Pará, promovido pela Fundação Carlos Gomes em vários espaços culturais de Belém.

Da “Suíte de Recife”, de autoria do Maestro Duda, a “Yesterday”, composta por Paul McCartney e lançada pelos Beatles há 47 anos, o repertório – que inclui ainda música regional, como carimbó e forró - marca a trajetória do grupo, formado em 2006 por concluintes do curso de Bacharelado em Música, da Fundação Carlos Gomes (FCG) em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), informa o trompetista Álvaro Dias.

Inicialmente, o grupo era um quinteto de metais. Mas há três anos, com a entrada de um baterista e um percussionista, ficou com a seguinte formação: Álvaro Dias, trompete; Alessandro Freitas, tuba; Anielson Ferreira, trombone; Paulo Sérgio Santos, trompa; Eliseu Cordeiro, trompete; Mário Cruz, baterista, e Joelson Silva, percussão. Todos são bacharéis em Música. Álvaro, Alessandro e Anielson têm especialização em Docência do Ensino do Ensino Superior.

Segundo Álvaro Dias, o Festival Internacional de Música do Pará é importante não só por ser uma vitrine da produção musical paraense, mas por reforçar a condição de Belém como metrópole.

Ao comemorar seu jubileu de prata, o Festival Internacional de Música do Pará valoriza o trabalho dos músicos locais e traz a Belém profissionais de outros Estados e países, como o compositor cubano Leo Brouwer, Jerrold Rubenstein e Dalia Ouziel (Bélgica), Tita Parra (Chile), o maestro holandês Jacob Slagter (que regerá a Orquestra Sinfônica do Festival), a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina (PR), Antonio Del Claro e Déborah Oliveira (SP), além da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência de Miguel Campos Neto, a Amazônia Jazz Band, o Muiraquitã Jazz Quartet, o Coro Carlos Gomes, a Banda Sinfônica e a Orquestra Jovem da FCG, Orquestra de Choro Uirapuru, e as cantoras Alba Maria, Andréa Pinheiro, Cacau Novaes e Maria Lídia.



Serviço: 25º Festival Internacional de Música do Pará. Programação de 09 a 15 de junho no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará. Toda a programação do festival está no site www.fcg.pa.gov.br

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso