Grupo de Tubas abre programação do Festival de Música no São José Liberto

O som diferenciado do Grupo de Tubas da Amazônia abrirá a programação do 25º Festival Internacional de Música do Pará reservada ao Espaço São José Liberto neste sábado (09), às 16h, no Coliseu das Artes. Às 17h30, na Capela, se apresentará o Belle Art Quartet. O Festival Internacional de Música do Pará começou em Belém no último dia 3 de junho e prossegue até o dia 15, oferecendo à população concertos, recitais, workshops e oficinas em vários pontos da capital paraense, numa realização da Fundação Carlos Gomes.

No Coliseu das Artes, o Tubas da Amazônia mostrará um repertório de música paraense e música popular brasileira, preparado especialmente para o festival, considerado o principal evento educativo e cultural de músicas erudita e popular do calendário oficial do Governo do Pará.

No repertório, “Bananeira”, de Gilberto Gil e João Donato, com arranjo de Josibias Ribeiro; pout pourri de Nilson Chaves, arranjo de Adriano Oliveira; “Dançando Calypso”, da Banda Calypso, arranjo de Saldanha e transcrição de Alessandro Dias; pout pourri de carimbó do Pinduca, arranjo Saldanha; seleção de clássicos de Tim Maia, arranjo de França e adaptação de Alessandro Dias e “Cantaloupe Island”, de Herbie Hancock, arranjo de Edivaldo Pinheiro.
Outras atrações - Além do Coliseu das Artes, a Capela receberá várias atrações do festival, em apresentações diárias e gratuitas. A programação no São José Liberto, reservada aos artistas locais, inclui, além do “Tubas”, Belle Art Quartet, Metal Pará, Angélika e Paulo José Campos de Melo, Quinteto de Saxofones da Fundação Carlos Gomes (FCG), Ébano Quarteto, Trompete Ensemble, Salomão Habib e Nego Nelson, Pará Trombones da FCG, Trio Quarternura, Quinteto de Metais da FCG e Trio Raízes.

O Festival Internacional de Música do Pará é um dos maiores eventos do gênero no país pelos múltiplos aspectos que congrega, ao reunir estudantes e profissionais de formações e estilos diferentes, além de promover o intercâmbio entre os participantes.

Para o músico Alessandro Dias, diretor do Grupo de Tubas da Amazônia, durante uma semana o festival difunde a cultura, a arte e a música por toda a cidade, o que considera uma contribuição social e educacional de valor incalculável para o desenvolvimento da arte e da música no Pará.

Trajetória – Com um repertório composto por músicas populares e regionais, o Tubas da Amazônia foi criado em 2000 pelo professor Wilthon Matos e por alunos de tuba e eufhonium do Conservatório Carlos Gomes (CCG). O grupo passou por diversas transformações até chegar à formação atual. Hoje é composto por Alessandro Dias, bacharel em Música, com especialização em Gestão Educacional, e professor de Tuba e Euphonium do Conservatório Carlos Gomes na (direção e 2ª tuba); Fábio Morais, técnico em Música e concluinte do bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará - Uepa (1ª tuba); Josiel Garcia, técnico em Música e aluno de licenciatura em Música da Uepa (2º euphonium); Mário Cruz, técnico em Música com habilitação em Bateria e Percussão (bateria); Samuel Azevedo, técnico em Música (1º euphonium), e Rubem Marques, técnico em Música e concluinte do bacharelado em Música da Uepa (3ª tuba;). Na apresentação deste sábado haverá a participação especial da cantora Camila Honda.

A tuba e euphonium são instrumentos exclusivos de orquestra e banda, mas com o passar do tempo atraíram muitos adeptos, seduzidos pela sonoridade densa. O grupo Tubas da Amazônia mesclou os sons da tuba e do euphonium para obter uma sonoridade única. O grupo também realiza pesquisas sobre obras de compositores paraenses.

Desde 2004, o Tubas da Amazônia participa do Festival Internacional de Música do Pará, ano em que esteve também como convidado no VI Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza/ (CE). Em 2005, também no Festival Internacional de Música do Pará, teve como regente convidado o professor Marcos Jacob Cohen - clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e professor do Bacharelado em Música da FCG/Uepa e da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa).

Em março de 2006 participou do show “Terroir Pará”, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo (SP), evento organizado pela Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa). No mesmo período recebeu convite da Weril Instrumentos Musicais para ser “Artista Weril”, a partir de setembro de 2006. O grupo participou ainda de quatro das cinco edições do Festival Cultura de Verão e foi convidado para representar o Brasil no ITEC – International Tuba and Euphonium Conference, nos anos de 2004, 2005, 2006, 2008 e 2009.

PROGRAMAÇÃO DO 25º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DO PARÁ NO ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO

DIA 09 (sábado)
16h - Grupo de Tubas da Amazônia (PA) – Coliseu das Artes
17h30 - Belle Art Quartet (PA) - Capela

DIA 10 (domingo)
16h - Metal Pará (PA) - Coliseu
17h30 - Angélika e Paulo José (PA) - Capela

DIA 12 (terça)
16h - Quinteto de Saxofones FCG (PA) - Coliseu
17h30 - Ébano Quarteto (PA) - Capela

DIA 13 (quarta)
16h - Trompete Ensemble (PA) - Coliseu
17h30 - Salomão Habib e Nego Nelson (PA) - Capela

DIA 14 (quinta)
16h – Pará Trombones da FCG - Coliseu
17h30 - Trio Quarternura (PA) - Capela

DIA 15 (sexta)
16h - Quinteto de Metais FCG (PA) – Coliseu
17h30 – Trio Raízes (PA) - Capela

Serviço: 25º Festival Internacional de Música do Pará. Programação de 09 a 15 de junho no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará. Toda a programação do festival está no site www.fcg.pa.gov.br

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso