Palestras e lançamento de livro marcam Dia dos Museus no São José Liberto

O Ciclo de Palestras “Minerais e a Evolução Humana” e o lançamento do livro “Ciências dos Minerais – Mineralogia, de Marcondes Lima da Costa e Suyanne Flávia Rodrigues, marcam nesta sexta-feira (18), a programação alusiva ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de Maio, no Espaço São José Liberto, onde funciona o Museu de Gemas do Pará, que reúne um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do país.

A programação começará às 09h, no auditório do São José Liberto, com os pronunciamentos de Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), e do professor Marcondes Lima da Costa, geólogo, pesquisador e curador do Museu de Geociências, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A primeira palestra será sobre “Rochas Ornamentais”, com o professor Edson Neves dos Santos, do IFPA (Instituto Federal do Pará).

O Ciclo de Palestras integra a 10ª Semana Nacional de Museus – “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações” -, promovida pela UFPA, por meio do Instituto de Geociências e do Museu de Geociências, com orientação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo é divulgar, com palestras, oficinas, exposições e visitas orientadas, a importância dos museus para a sociedade.

Ainda pela manhã, serão ministradas as palestras “Líticos na Arqueologia Amazônica”, com a professora Maura Imazio da Silveira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); “Cerâmica Arqueológica Amazônica”, com a pesquisadora Mariana Petry Cabral, do Iepa; “Cerâmicas das Terras Pretas Amazônicas”, com a pesquisadora Dirse Clara Kern, do MPEG; “Azulejaria em Prédios Históricos”, com o professor Fernando Tavares Marques (MPEG), e “Cerâmica Icoaraciense”, com o professor Roberto Freitas Neves, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

À tarde, a programação será retomada às 14h, com a palestra “Arte Rupestre e Pigmentos Minerais”, com a professora Maria da Conceição Soares Meneses Lage, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); “Minerais da Bíblia”, com Marcondes Lima da Costa, e “Minerais do Museu do São José Liberto: Um Espelho dos Minerais do Pará”, com a diretora do Museu de Gemas, Anna Cristina Resque Meireles.

A partir das 16h, será lançado o livro “Ciências dos Minerais – Mineralogia”, que tem o apoio do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG), do Instituto de Geociências.

Acervo gemológico – Com mais de 4 mil peças no acervo, o Museu de Gemas do Pará – vinculado ao Sistema Integrado de Museus (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) -, funciona desde 11 de outubro de 2002, quando foi inaugurado o Espaço São José Liberto.

Dentro da concepção do Polo Joalheiro do Pará, o Museu de Gemas expõe em cinco salas um acervo único, que convida o visitante a um passeio pelas cerâmicas arqueológicas do Pará e coleção de muiraquitãs, por exemplares de gemas minerais da Amazônia (esmeraldas e ametrinos), gemas orgânicas (sementes, corais, chifres, pérolas, ossos etc.), gemas encontradas no Pará (Estado com mais de 250 ocorrências de gemas minerais), e formações naturais, como calcedônias e troncos fossilizados. Na última sala, estão as duas primeiras coleções de joias do Polo Joalheiro, e exemplares de outras coleções, além de peças da Belle Époque.

O Museu de Gemas é considerado uma fonte de inspiração para os designers e artesãos do Polo Joalheiro, por reunir a iconografia das culturas marajoara e tapajônica, a magia que cerca a figura do muiraquitã (o amuleto das lendárias guerreiras amazonas), o fascínio provocado no homem pelos metais preciosos, principalmente o ouro, e pelas gemas minerais, e a curiosidade despertada por formações milenares da natureza, como o pegmatito – um quartzo branco com turmalina negra.

O Museu de Gemas do Pará está aberto à visitação de terça-feira a sábado (das 09 às 19h), e aos domingos e feriados (das 10 às 19h). O Ingresso é R$ 4,00 – com meia entrada para estudantes (R$ 2,00) e franqueado para pessoas acima de 60 anos. O Museu também recebe visitas de estudantes, previamente marcadas com a direção do Museu – (91) 3344-3500.

Serviço: Ciclo de Palestras “Minerais e a Evolução Humana”, em alusão ao Dia Internacional dos Museus. Sexta-feira (18), no auditório do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas).


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso