Livro sobre Mineralogia é lançado na Capela do São José Liberto

 Com a participação de estudantes e professores, o lançamento do livro “Ciências dos Minerais – Mineralogia”, de Marcondes Lima da Costa e Suyanne Flávia Rodrigues, encerrou, na tarde de sexta-feira (18), Dia Internacional de Museus, a programação da semana comemorativa à data, na Capela do Espaço São José Liberto. No local funciona o Museu de Gemas do Pará, que reúne um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do país.

O lançamento teve caráter socioeducativo: para adquirir um exemplar, bastou levar um livro usado e trocar pelo novo. Os quase 100 livros arrecadados foram doados ao Espaço Cultural Nossa Biblioteca, uma ONG criada há mais de duas décadas, que trabalha, principalmente, com crianças e jovens de famílias carentes, moradores de áreas de ocupação do bairro do Guamá.

Antes do lançamento do livro, que tem o apoio do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG), do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA), o professor Marcondes da Costa proferiu a palestra “Minerais da Bíblia”, que integrou o ciclo de palestras “Minerais e a Evolução Humana”.

Para o estudante Alyson Nogueira, acadêmico do curso de Geologia da UFPA, tanto a palestra quanto o livro são importantes, tanto pelo conhecimento adquirido quanto para reafirmar sua vontade de conhecer, cada vez mais, sobre o assunto. Da mesma forma, as pessoas que vão receber os livros doados, acrescentou o estudante, também “vão experimentar esta visão científica de conhecimento”.

Márcia Silva, estudante de Museologia da UFPA também aprovou e elogiou a iniciativa da troca de livros, especialmente por levar a pessoas mais carentes informação e conhecimento. Folheando o seu exemplar, ela falou também do interesse em conhecer mais sobre arqueologia, paleontologia e minerais.

Conhecimento - O livro “Ciências dos Minerais – Mineralogia” surgiu em 2009 como um documento de apoio a cursos de especialização a distancia. Depois foi aperfeiçoado, atualizado e enriquecido com imagens e ilustrações, sendo repensado para servir, didaticamente, a alunos de graduação e pós-graduação oriundos de outra área de conhecimento.

O livro foi preparado durante três anos, informou Suyanne Flavia, que, desde 2005, tem como orientador de graduação, mestrado e doutorado, que está em andamento, o professor Marcondes da Costa. “A intenção era ser um livro didático”, contou o professor, que espera que a publicação atenda a estudantes, professores, profissionais de áreas afins e pessoas com algum conhecimento ou não na área.

Marcondes explicou que, dos 984 livros impressos, 100 foram doados e todos os demais serão trocados. Quem não compareceu ao lançamento, poderá trocar seu livro e adquirir um exemplar no Museu de Geociências ou no PPGG do Instituto de Geociências da UFPA.

SERVIÇO: Mais informações sobre o livro “Ciências dos Minerais – Mineralogia”, de Marcondes Lima da Costa e Suyanne Flávia Rodrigues, pelo telefone (91) 3201-7428 ou pelos e-mails: mlc@ufpa.br esuyanneflavia@hotmail.com

O Museu de Gemas do Pará está aberto à visitação de terça-feira a sábado (das 09 às 19h), e aos domingos e feriados (das 10 às 19h). O Ingresso é R$ 4,00 – com meia entrada para estudantes (R$ 2,00) e franqueado para pessoas acima de 60 anos. Às terças-feiras o acesso é franqueado a todos os visitantes. O Museu também recebe visitas de estudantes, previamente marcadas com a direção do Museu – (91) 3344-3500.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso