Eventos culturais marcam o fim de semana no São José Liberto

Música e moda movimentaram o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro no fim de semana. O Coliseu das Artes, arena cultural do São José Liberto, foi palco, na sexta –feira (25) e no sábado (26), da 15ª edição do Amazônia Fashion Week, o maior evento de moda da Região Norte. No domingo (28), apresentações musicais marcaram os 19 anos de criação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e os 15 anos do curso de Bacharelado em Música da Fundação Carlos Gomes (FCG), realizado em parceria com a Uepa.

Quem assistiu à programação destacou a marca do regionalismo, tanto na música, quanto nos desfiles. No domingo, a música tomou conta do Coliseu das Artes, na Casa do Artesão. Depois dos parabéns e da apresentação novo hino da Uepa, houve apresentação dos grupos Latim Jazz, Valdirene e a Orquestra de Choro Uirapuru.

“O repertório está bem interessante. Acho que esse evento está mostrando o que está sendo produzido pelos alunos e professores da Universidade”, disse Caio da Silva Bentes, acadêmico de Tecnologia de Alimentos da Uepa. Francemary dos Santos, diretora de Administração e Serviços da instituição, também aprovou a programação comemorativa. “O repertório está excelente, e mostra bem o trabalho do Curso de Música”, declarou. A coordenação do evento foi de Jonathas Miranda, que também coordena o Bacharelado em Música.

Moda - As experimentações mostradas nas roupas, sapatos e acessórios, confeccionados com base na reciclagem, por alunos de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá/Faculdade do Pará (FAP), no desfile de sábado à noite, denominado “Conceitos do Verão 2012”, agradaram o público. As coleções, inspiradas na Amazônia e na moda de décadas passadas, foram mostradas em desfiles temáticos, entre os quais “Primaveras da Amazônia” e “Explosão 70: Abra suas Asas, Solte suas Feras”. “A gente pode ver tanto a manualidade quanto a proposta da regionalidade em alguns modelos”, disse a artesã Nartreza Maia, acrescentando o toque especial dado pela própria arquitetura do São José Liberto, além da decoração do espaço e dos quase 20 estandes de acessórios, roupas e peças utilitárias e de decoração.

O desfile também mostrou uma moda mais universal, como observou o artesão Álvaro Augusto Maia, representada, por exemplo, nas estampas de animais, uma tendência atual. Segundo Felícia Assmar Maia, coordenadora do evento considerado uma vitrine da moda na região, os produtos apresentados são “recheados de elementos regionais, que farão a diferença da moda no circuito internacional”.

A realização do Amazônia Fashion Week foi da Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Prefeitura de Belém.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso