Gestores e profissionais do Polo Joalheiro planejam ações para os próximos anos

Planejar as ações que nortearão o Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos do Pará (Polo Joalheiro) e elaborar estratégias de aprimoramento da gestão do Espaço São José Liberto são os principais objetivos do workshop “Avanços, Desafios e Proposições para o setor Joalheiro do Pará – 2012-2015”, que acontece nesta terça-feira (7), das 14 às 19h, no mezanino do São José Liberto. O workshop reunirá gestores do Espaço, produtores vinculados ao Polo Joalheiro e a pesquisadora e designer de joias e produtos Maíra Paiva Pereira, de Minas Gerais.

Durante o evento serão debatidos temas como “As tendências e o panorama da produção joalheira no Pará e no restante do Brasil”, “A inovação e a tecnologia na produção de joias: entre o artesanal e o industrial”, “Os Caminhos do mercado para as joias do Pará” e “O Espaço São José Liberto e sua transversalidade na promoção da joia do Pará: turismo, cultura, design e artesanato”.

Graduada em Design de Produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestre em Engenharia de Materiais pela Redemat/UEMG e com formação em Ourivesaria pela Escola Mineira de Joalheria, Maíra Paiva Pereira abordará o tema “Os desafios da lapidação no Brasil, e em particular no Pará”, um dos setores que requer mais investimentos e adequação às novas tecnologias no setor joalheiro.

Pesquisadora do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da UEMG, ela também é professora do curso de graduação em Design de Produtos e da pós-graduação em Design de Joias e Gestão do Design. Como designer de joias, Maíra Paiva já conquistou o 1° lugar no Prêmio IBGM de Design de Joias, em 2010, na categoria Lapidação Diferenciada, foi finalista do concurso de joias em ouro Anglogold Ashanti em 2004 e a criadora da medalha comemorativa dos 10 anos do evento de moda São Paulo Fashion Week.

Novas etapas - A diretora executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, abrirá o workshop, enfatizando a importância da definição das novas etapas do Polo Joalheiro – programa de incentivo à produção de gemas e joias artesanais implantado pelo governo do Pará em 1998 – e do planejamento de ações que atendam aos estágios dos diversos setors da cadeia produtiva de gemas e joias, enfatizando principalmente o aumento do número de profissionais especializados e a manutenção do Espaço São José Liberto como um complexo comercial, turístico e cultural.

Os demais palestrantes serão as professoras Rosângela Gouvêa, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Bernadete Almeida. Após as palestras, os participantes serão divididos em grupos, para a construção de painéis sobre os temas abordados. O workshop será encerrado com a apresentação dos desafios e proposições para os próximos anos.

Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso