Grupo Moara mostra o autêntico carimbó no São José Liberto

Um trabalho voltado à valorização dos autênticos ritmos regionais é o que o Grupo Parafolclórico Moara apresentará neste domingo (06), a partir das 18h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto. O show integra a programação de novembro do projeto Ritmos do Pará, realizado no início e no final de cada mês, pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com entrada franca.

O “Moara” se dedica a divulgar a cultura do Pará por meio das danças e músicas que caracterizam as mais autênticas manifestações do folclore regional. Os integrantes foram buscar na língua Tupi o nome do grupo – Moara é a palavra indígena para definir liberdade -, e adotaram o sol e um pássaro como símbolos. “Queremos mostrar a liberdade em expressar os valores culturais, através das músicas e danças do folclore amazônico”, dizem os músicos e dançarinos.

O grupo existe há 35 anos, e durante todo esse tempo desenvolve um trabalho pedagógico, a fim de repassar às novas gerações as manifestações do folclore paraense. Paralelamente, se apresenta em eventos e espaços culturais de Belém, no interior do Pará e em outros Estados.

O grupo foi uma das atrações do XXXIII Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, onde se apresentou no Palco das Tradições, levantando o público com o melhor do carimbó paraense.

Exposição –
Além do projeto Ritmos do Pará, que no final do mês apresentará o grupo Muiraquitã, o Espaço São José Liberto oferece a seus visitantes a exposição “Futuro Brilhante”, composta de anéis de formatura, pingentes, brincos e prendedor de gravata.

Criada e produzida pelo grupo Elos da Amazônia, com apoio do Igama e governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a exposição traz ao público peças tradicionais, mas com design inovador. A mostra pode ser visitada até o próximo dia 13 de novembro, das 09 às 19h, de terça a sábado, e de 10 às 19h, aos domingos.

Serviço: Projeto Ritmos do Pará, apresentação do Grupo Parafolclórico Moara. Domingo (06), às 18h, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Mais informações: (91) 3344-3517.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso