Mostras de dança encerram programação de outubro no São José Liberto

A programação especial realizada no Espaço São José Liberto no mês de outubro, devido ao Círio de Nazaré, será encerrada neste final de semana com atrações nas tardes de sábado (29) e no domingo (30), no Coliseu das Artes, com entrada franca. A dança será a grande atração, com o trabalho do Grupo de Tradições Folclóricas Mistura Regional e a programação do XVIII Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida), promovido pela Cia. de Danças Clara Pinto, com apoio cultural do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e governo do Pará/Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).


O projeto Ritmos do Pará, desenvolvido desde o início deste ano no Espaço São José Liberto, traz a partir das 17h30 o show do Grupo de Tradições Folclóricas Mistura Regional, um trabalho realizado por 50 profissionais, de várias faixas etárias.


O Grupo Mistura Regional desenvolve há 10 anos um trabalho de promoção e divulgação da cultura paraense, além de ações destinadas à inclusão social. No show folclórico, músicos e dançarinos apresentam mais de 10 coreografias e oito indumentárias, incluindo danças do folclore regional e outras criadas a partir dos elementos da cultura amazônica.


Formado inicialmente por alunos e ex-alunos da Escola Estadual Manoel de Jesus Moraes, e outros membros da comunidade, o grupo também desenvolve o projeto CER (Criar, Estruturar e Revelar). Segundo o coordenador e produtor do “Mistura Regional”, Cléber Raiol Dias, o grupo contribui ainda com a descoberta de novos talentos para a dança e a música instrumental.

Um trabalho fortalecido por oficinas de música e dança promovidas em escolas, centros comunitários e empresas, com o objetivo de estimular a inclusão social.


Festival – No domingo, a partir das 17h, o Coliseu das Artes receberá a Mostra de Dança Alternativa que integra a programação do XVIII Fida. Realizado de 26 a 30 de outubro, o Festival tem atrações no Theatro da Paz, no Espaço São José Liberto, no Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residência) e anfiteatro da Praça da República, onde acontecerá o encerramento.


O evento é promovido pela Cia. de Danças Clara Pinto, uma das mais conceituadas do Norte do Brasil, com quase três décadas de atuação na formação de bailarinos clássicos e dançarinos de jazz e outros ritmos, sob a coordenação da bailarina e coreógrafa Clara Pinto.


Exposição – Até o próximo domingo (30) o público ainda pode visitar a exposição Joias de Nazaré 2011 – “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”, aberta no início do mês com peças criadas e produzidas por profissionais do Polo Joalheiro do Pará.

Além das joias, o visitante tem a oportunidade de ver peças sacras do período Barroco, que integram o acervo do Museu de Arte Sacra, vinculado ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Realizada desde 2003, a mostra é uma iniciativa do Igama e Secult, com apoio do Sebrae-PA.


Serviço: Mostra de Dança Alternativa (programação do XVIII Fida), no sábado (29), às 17h30, e apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Mistura Regional (Projeto Ritmos do Pará) no domingo (30), às 17h30, ambos no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), com entrada franca. Mais informações: (91) 3344-3517.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso