Joias de Nazaré 2011 está aberta até 30 de outubro no São José Liberto

Com uma celebração religiosa que enalteceu a figura de Maria na vida dos cristãos foi aberta na noite de terça-feira (4), no Espaço São José Liberto, a exposição Joias de Nazaré 2011, que nesta nona edição aborda o tema “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”.

Promovida pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a exposição mostra ao público 103 peças criadas e produzidas por profissionais joalheiros vinculados ao Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos, mantido desde 1998 pelo governo do Pará.

Após a cerimônia religiosa na Capela do espaço, celebrada pelo padre Jaime Sidônio, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada em cortejo até a Casa do Artesão, onde está montada a exposição.

Os cantores líricos Edelmiro Soares, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e Reginaldo Viana, da Fundação Carlos Gomes, saudaram o cortejo com clássicos como “Ave Maria”, do compositor francês Charles Gounod, e “Ária da 4ª Corda”, de Johann Sebastian Bach. Ambos foram acompanhados ao piano por Adriana Azulay, diretora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) e da violinista Taís Carneiro, coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da instituição.

Suntuosidade - Com joias que valorizam características marcantes do período Barroco, como a suntuosidade e cores como azul e vermelho, a exposição traz a valorização das gemas brasileiras, e a predominância de peças em ouro. No projeto expográfico assinado pela arquiteta Anna Cristina Meireles, diretora do Museu de Gemas do Pará, 11 imagens de Maria esculpidas em madeira nos séculos XVIII e XIX compõem o ambiente, onde o azul e as estrelas também se destacam.

Este ano, o Museu de Arte Sacra cedeu as imagens para a exposição, repetindo uma parceria iniciada ano passado com o Sistema Integrado, quando a mostra teve ainda os mantos do acervo do Museu do Círio. “Essa parceria é importante, ao juntar dois museus do Sistema Integrado, o de Gemas do Pará e o Arte Sacra, em um evento desse porte”, ressaltou Anna Cristina Meireles.

Ana Lúcia Santos, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), destacou a diversidade da coleção, que segundo ela mostra a capacidade dos designers, ourives, lapidários e artesãos do Polo Joalheiro do Pará de recriar o mesmo tema todos os anos, mas sempre com a marca da inovação. “A gente vê que essa coleção sai do coração de cada um”, disse ela, para quem o trabalho desenvolvido pelo Sebrae com a direção do Polo Joalheiro, que inclui capacitações, consultorias e outras ações, tem dando os melhores resultados.

Qualidade - A funcionária pública Conceição Sabat da Cruz, que há anos visita a exposição Joias de Nazaré, também frisou a qualidade das peças. “As joias estão lindas. É um trabalho maravilhoso, que valoriza o trabalho dos profissionais paraenses e contribui para divulgar a nossa maior festa”, declarou.

Toda a coleção foi criada durante um workshop ministrado por Rosângela Gouvêa, designer de joias e coordenadora do Curso de Design da Uepa. Segundo ela, que representou no evento a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, a coleção tem peças refinadas, mas com o design universal, que podem ser apresentadas em qualquer evento, dentro e fora do Brasil. “Além da qualidade, as peças estão coerentes com a proposta trabalhada no workshop”, afirmou.

A diretora do Igama, Rosa Helena Neves, ressaltou o empenho dos profissionais na produção da coleção e na evolução desse trabalho, realizado desde 2003. “Os temas escolhidos estão intimamente ligados ao Círio, que são, a cada ano, desenvolvidos com muito mais técnica e apuro. O resultado é uma coleção bela, rica em detalhes e cuja qualidade é indiscutível”, acrescentou Rosa Neves, que também agradeceu à rede de parceiros que tornou possível a montagem e abertura da exposição, como o Governo do Estado, por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secult, o Sebrae-PA, a Arquidiocese de Belém e a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.


Serviço: Exposição Joias de Nazaré 2011 – “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”. Aberta à visitação no Espaço São José Liberto/Casa do Artesão (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), de 4 a 30 de outubro, nos seguintes horários: de segunda a sábado, das 09 às 19h, e domingos e feriados, das 10 às 19h. Entrada franca.

Ascom/Igama

FOTOS: TAMARA SARÉ/AGÊNCIA PARÁ

PEÇAS: PINGENTES DE LÍDIA ABRAHIM - "Madre barroca", oingente em ouro, madrepérola, iolita e água marinha

Pingente de Helena Bezerra - "Riqueza de mãe II", em ouro, topázio azul, citrino, cristal quartzo rosa e rubi.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso