Coleção de joias e acessórios traz para a moda os encantos da Amazônia

A tradição milenar fornece os saberes, o conhecimento, os modos de fazer. A natureza é generosa na oferta de matéria prima. O homem acrescenta sua criatividade, a experiência, o olhar que mostra o mundo sob várias nuances. Todos esses elementos estão na essência da coleção “Manualidades – Lapidando Tendências”, de joias e acessórios de moda, que profissionais vinculados ao Polo Joalheiro produziram para a Casa Cor Pará, o maior evento de arquitetura, decoração e design da América Latina, que acontece em Belém até 16 de novembro.

Exposta no Espaço do Empreendedor, graças à parceria entre o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia/Polo Joalheiro e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), a coleção foi concebida no Workshop Moda, Design e Manualidades , coordenado pela jornalista e consultora de Moda e Estilo, Cristina Franco, no Espaço São José Liberto, de 12 a 15 de julho deste ano.

A partir da exposição e do debate com artesãos de vários segmentos, que mostraram suas técnicas e relataram experiências, a primeira coleção de acessórios de moda de joias do Pará do São José Liberto foi criada explorando elementos marcantes da cultura amazônica.

Da lendária Matinta Pereira aos amuletos de proteção das guerreiras Amazonas, os muiraquitãs; da tradição religiosa às mangas das ruas e à chuva da tarde; dos grafismos da milenar cultura marajoara aos desenhos dos azulejos do Palacete Pinho, tudo está traduzido em peças contemporâneas, que acompanham a tendência mundial de valorização da economia criativa.

Inovação - Segundo a consultora Cristina Franco, a coleção é “saborosa”, ao misturar “artesanato, patrimônio genético, talento, criatividade, ousadia e inovação”. “Esta coleção desperta desejo: ela tem conexões emocionais com o nosso DNA Brasil”, diz ela, na apresentação do catálogo da coleção.

Para diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, “a similaridade entre joias e moda acompanha a evolução do homem. E a moderna joia paraense, que por ser artesanal tem um modo de fazer único, está em plena harmonia com os conceitos da moda atual, e em plena sintonia com o mercado aberto pelo segmento da economia criativa”.

“Com essa coleção, que pretendemos ser a primeira de uma série, o Polo Joalheiro abre um leque de oportunidades de negócios para os profissionais atendidos pelo Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos. Joia é moda, é comportamento, é retrato do cotidiano. E o Polo Joalheiro do Pará está em sintonia com os nichos criados nesses segmentos”, ressalta Rosa Helena Neves.






Exposições - A coleção reúne 76 peças, entre colares, bolsas, cintos, braceletes, anéis e até um pingente porta terço, criados por 26 designers e produzidos pelas empresas Amazonita, Amorimendes, Brilho da Amazônia, Camilla Amarall, Danatureza, D'Sales, Hanna Mariah Joias, HS Criações, Ivete Negrão, Joiartmiro, Loja UNA, Montenegro’s, Ourama, Ourogema, Sila Brasila e Zeus.

Peças da coleção “Manualidades – Lapidando Tendências” também serão expostas no Espaço São José Liberto, a partir da próxima segunda-feira (10) até 31 de outubro.

No estande do Espaço Empreendedor na Casa Cor, projetado pela arquiteta Cibelly Figueiredo e pelo designer Fábio Castro, além das peças da coleção, o Igama expõe e comercializa cerâmicas, cuias, objetos de madeira e miriti, licores de frutas regionais e outras tipologias do artesanato regional.

Serviço: 1ª Coleção de joias e acessórios de moda do Espaço São José Liberto. Exposição na Casa Cor Pará, de 1º de outubro a 16 de novembro, no prédio do 2º Batalhão da PM do Pará – Rua Gaspar Viana esquina com Avenida Assis de Vasconcelos, e no Espaço São José Liberto – Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas -, de 10 a 31 de outubro. Mais informações: (91) 3344-3512/ 3514/ 3518

Ascom/gama
Fotos: João Ramid




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso