Paranativo apresenta danças afro-indígenas no São José Liberto

Danças inspiradas nas lendas e mitos das culturas africana e indígena integram o repertório do Grupo de Atividades Culturais Paranativo, que se apresenta neste domingo (4), às 18h, no Coliseu das Artes, abrindo a agenda cultural de setembro do Espaço São José Liberto. Com entrada franca, a atração integra o projeto Ritmos do Pará, cujo objetivo é valorizar a cultura regional, oferecendo aos visitantes do São José Liberto a oportunidade de assistir a grupos folclóricos no primeiro e no último domingo de cada mês.

O Paranativo, criado em março de 1991 no bairro do Benguí, em Belém, trabalha com a difusão das várias manifestações culturais do Pará, visando sensibilizar o público para a beleza da cultura popular, do teatro e danças de cunho afro-indígenas.

Formado por dançarinos, músicos e colaboradores, o grupo participa de festivais e outros eventos realizados no Pará, como o Fest Rimbó - mostra de dança realizada em São Miguel do Guamá, município do nordeste paraense; o Festival de Música de Curuçá e o Festival Folclórico da Amizade, em Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. Também integra programações institucionais, em escolas e entidades sociais.

“O intercâmbio é uma das nossas bandeiras. Cantamos, dançamos, trajamo-nos e divulgamos os estudos e as pesquisas recolhidas das tradições populares da nossa região. Salientamos os usos e costumes de nosso povo, alguns ainda usados em nossa terra. Contamos aos novos e, ao mesmo tempo, fazemos recordar aos mais velhos”, ressalta o coordenador do grupo, Renato Sampaio.

Além das apresentações em espaços culturais, o Paranativo desenvolve um trabalho com danças de roda, populares, de salão, religiosas, oficinas de percussão e artes plásticas.

Serviço: Apresentação do Grupo de Atividades Culturais Paranativo, no domingo (4), às 18h, no Coliseu das Artes, Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca.

Contatos do grupo: (91) 3288-5614/9993-3393/9194-7755/8220-5501. E-mail: renatoarte71@yahoo.com.br

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso