Curso de lapidação é referência para premiação nacional de projeto da Funcap

Um projeto inovador na área de lapidação de gemas minerais serviu de referência para que a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) ganhasse uma premiação nacional, na área de educação ambiental.

Na última quarta-feira (8), quando a exposição de gemas “Jovens Lapidários” foi aberta dentro da VII Pará Expojoia – Amazônia Design, no Espaço São José Liberto, a engenheira agrônoma Lindalva Santana e um dos adolescentes atendidos pela Fundação e integrante do curso de lapidação, estavam em Brasília (DF), recebendo o reconhecimento ao projeto “Terra Viva”, desenvolvido desde 2009 pela Funcap, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

A premiação é concedida pelo Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e distinguiu os 50 melhores projetos, dentre os 162 inscritos de vários Estados, na área de educação ambiental.

Além do curso de lapidação de gemas minerais, o “Terra Viva” abrange ainda cursos nas áreas de coleta seletiva e compostagem, paisagismo e jardinagem, olericultura, horto medicinal e manipulação de ervas. A coordenação do projeto é de Lindalva Santana, com as participações de Lidiane Monteiro, engenheira agrônoma; Luciana Ataíde, educadora ambiental, e Moacir dos Santos, técnico agrícola.

Lapidação – O curso de capacitação em lapidação de gemas minerais começou em agosto, com a parte teórica ministrada pela gemóloga Anna Cristina Resque Meirelles, diretora do Museu de Gemas do Pará. A parte prática foi coordenada pela lapidária Leila Salame.

Os 10 adolescentes que realizaram o curso, incluindo meninos e meninas, participaram das três etapas. Eles também assistiram a palestras na Feira do Empreendedor 2010, promovida pelo Sebrae-PA, na área de gemas e joias.

O resultado do trabalho pode ser visto até domingo (12) na exposição “Jovens Lapidários”, com 300 gemas lapidadas, entre quartzos, ametista, citrino e pedra do sol, montada na VII Pará Expojoia. O horário de visitação é de 09 às 21h (quinta-feira a sábado), e de 09 às 20h, no domingo.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso