Timbres traz “Cantores Contemporâneos” com bolero, chorinho e muito samba

O canto coral integrado a recursos cênicos e expressão corporal, com o objetivo de desenvolver a interpretação musical dos coralistas, é o que o Grupo Cantores Contemporâneos mostrará nesta terça-feira (5), na Capela do São José Liberto, durante agravação do programa Timbres.

Acompanhado pelos músicos Cizinho Pamplona (violão), Alexandre Contente (piano digital), Maurício Nery (bateria) e Bruno Miranda (percussão), com direção, arranjos vocais e regência de Ana Maria Souza, o grupo apresentará um repertório com marchas-rancho, canções, boleros, chorinhos e sambas.

Os coralistas reservaram para o público do Timbres obras de mestres da música brasileira e regional, como Carlinhos Lira e Vinícius de Moraes, Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, Wilson Fonseca (maestro Isoca), Maria Lídia e Nego Nelson, Ernesto Nazareth, Sinhô, Ari Barroso, Dorival Caymmi e Zé Keti e Pereira Matos. A apresentação será encerrada com um pout porri de sambas.

Criado em 1987 pela professora Ana Maria Souza, com a denominação de Coral Helena Coelho Cardoso, o Grupo Cantores Contemporâneos é originário do antigo Serviço de Atividades Musicais da Universidade Federal do Pará (SAM), atual Escola de Música da instituição (Emufpa).

Temáticas - O grupo já realizou vários espetáculos reunindo música e teatro, se tornando o primeiro coro cênico da Amazônia. Dessas apresentações constam o “Réquiem”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e o “Glória”, de Antonio Vivaldi, com a participação da Orquestra da UFPA.

Selecionado como projeto de extensão da UFPA 2010, com a denominação de Práticas Criativas e Interdisciplinares no Canto Coral, o grupo atualmente vem realizando trabalhos temáticos, como o “Africanidades - Show de cor”, “Amazônia em cantada” e “O Abre Alas, um resgate dos antigos carnavais”. Já está em fase de produção o espetáculo “Canções do tempo”, com enfoque no romantismo seresteiro do Brasil, para ser apresentado ainda este ano.

O Grupo Cantores Contemporâneos é formado por Eugênia Lobato, Judite Nascimento, Karla Cruz e Ligia Brito (soprano); Alessandra Alencar, Dayse Puget e Valéria Dias (contraltos); Daniel Barbosa e Severo Almeida (tenores), e Leonardo Nazaré, Luiz Vianna, César Cordeiro e Thonnys Atos (barítonos).

Apresentado por Osvaldo Bellarmino Jr., o Timbres é exibido na TV Cultura aos domingos, às 13h, e transmitido pela Rádio Cultura, também aos domingos, às 18h.

Serviço: Apresentação do Grupo Cantores Contemporâneos no Programa Timbres. Terça-feira (5), às 18h, na Capela do São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso