Adolescentes iniciam a segunda etapa do curso de lapidação no Polo Joalheiro

Os 10 adolescentes atendidos pela Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), que participam do processo de capacitação profissional em lapidação de gemas minerais, iniciado no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro em julho deste ano, já estão fazendo a segunda etapa do curso profissionalizante, sob a orientação da lapidária Leila Salame.

O trabalho, iniciado na tarde do último dia 5, será encerrado no dia 30 de novembro. Todas as gemas lapidadas pelos participantes do curso serão analisadas e selecionadas por Leila Salame, e os melhores trabalhos vão compor uma mostra, que poderá ser vista na VII Pará Expojoia – Amazônia Design, em dezembro deste ano. “A meta é selecionar pelo menos duas gemas de cada aluno”, informa.


Promovido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e pela Funcap, a iniciativa também prevê a confecção de joias por produtores do Polo, utilizando gemas lapidadas durante o curso. “Será uma espécie de ‘adoção’ dos adolescentes pelos produtores”, acrescenta Leila Salame.
  

A lapidária trabalha no curso com a lapidação de vários tipos de quartzos e amazonita, gemas que segundo ela são apropriadas principalmente para o tipo de lapidação cabochão. Os adolescentes produzirão ainda uma coleção de muiraquitãs (que segundo a lenda eram os amuletos ofertados aos guerreiros pelas amazonas) e gemas facetadas.

Qualificação - A capacitação de jovens que cumprem medidas socioeducativas é um projeto elaborado pela equipe técnica da Funcap, destinado à qualificação para o mercado de trabalho.

Em parceria com o Igama e apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), o projeto do curso de lapidação é realizado em quatro etapas. Foi iniciado com o curso de Fundamentos de Joalheria, ministrado em julho, no auditório do São José Liberto, por Rosângela Gouvêa, professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Em seguida, os jovens participaram do curso básico de lapidação, de agosto a setembro, com Leila Salame. Agora, fazem o curso de lapidação avançada, e a última etapa será a exposição dos trabalhos produzidos na Pará Expojoia, a feira de joias promovida no Espaço São José Liberto, pelo Igama e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio da Sedect e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Ascom/Igama
Imagens: Del Vieira




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso