Começa a venda de projetos para coleção da Pará Expojoia 2010




A comercialização dos projetos de joias que compõem a coleção a ser lançada na VII Pará Expojoia – Amazônia Design começou na quarta-feira (13), às 16h, e prossegue na sexta-feira (15), no auditório do Espaço São José Liberto. Estão sendo colocados à venda os desenhos criados pelos 25 designers que participaram do workshop de desenvolvimento da coleção, ministrado em agosto pela professora Regina Machado, consultora do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).
Após a comercialização, as peças entrarão na fase de produção. O lançamento será em dezembro, no desfile de abertura da Pará Expojoia, a única feira de joias do norte do país.
Todos os participantes do workshop trabalharam a partir do tema da Expojoia 2010, “O luxo da cultura e da natureza amazônica”, que segundo Regina Machado expressa a perfeita simbiose entre a sofisticação do design de joias contemporâneo com a tradição das raízes da região. “O designer paraense não precisou virar as costas para o passado para se posicionar diante do futuro. Ele comunica o valor da joalheria. As coleções estão, a cada ano, mais ricas”, afirma a consultora, que viu esse avanço também na coleção “Joias de Nazaré 2010” .
Regina Machado esteve em Belém para realizar, nos dias 7, 9 e 11 de outubro, a segunda etapa do workshop de criação e produção das joias da coleção que será lançada na VII Pará Expojoia. Ela acompanhou a finalização dos projetos, analisando os protótipos e orientando o processo de conclusão das peças.
Poesia - Para ela, que acompanha a evolução dos profissionais do Polo Joalheiro do Pará há vários anos, é visível o aprimoramento da qualidade do design de joias local. “Mantendo a inspiração na cultura, eles estão cada vez mais realizando sínteses poéticas inovadoras, incorporando as técnicas, como a incrustação, e as matérias orgânicas, e enriquecendo o produto”, destaca.
Citando o historiador Eric Hobsbawm, para quem “a identidade é mais camisa do que pele”, Regina ressalta que “a natureza e a cultura estão no DNA da coleção ‘O luxo da cultura e da natureza amazônica’. Aqui, pele e camisa formam uma coisa só”.
Segundo a consultora, o pensamento comum é ver a natureza como recurso para o desenvolvimento, mas “a cultura também é um recurso capaz de promover o desenvolvimento”. Hoje, informa, mais de 400 mil postos de trabalho existem no Brasil na cadeia produtiva de joias, desde a mineração até o varejo, principalmente nas regiões longe das capitais. Por isso, diz Regina Machado, é preciso alertar o consumidor de joias de que no momento em que adquire um produto, ele está impulsionando o setor joalheiro do país.
A consultora, que voltará a Belém em dezembro para participar da Expojoia, é doutora em Comunicação e Cultura, consultora de Estilo do IBGM e membro da Academia Audition da AngloGold Ashanti, empresa que promove o maior concurso de design de joias em ouro da América Latina.
A VII Pará Expojoia – Amazônia Design é uma promoção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio do IBGM.
Ascom/Igama




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