Encontro do Setor debaterá a importância da troca de experiências para o fortalecimento da joia amazônica

“Signos e imagens da cultura material e imaterial no processo de criação da joia amazônica” e “Por que os lojistas de sucesso apostam nas joias valorizadas com pedras preciosas brasileiras?” estão entre os assuntos que serão debatidos durante o VII Encontro do Setor Joalheiro do Pará: Contribuições e Trocas de Experiências para o Fortalecimento do Setor, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro (sexta-feira e sábado), no mezanino da Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto.

Realizado pela primeira vez fora do período da Pará Expojoia – Amazônia Design, que chegará em dezembro à sétima edição como a única feira de joias do Norte do Brasil, o Encontro terá a participação de especialistas nacionais e internacionais no ramo joalheiro, como Stefano Ricci, arquiteto e designer, o crítico de arte e mestre ourives Claudio Franchi e Fernando Cortés, consultor do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Da programação do evento – que acontecerá de 8 às 12h e de 14 às 18h - constam ainda as palestras “A joia como expressão simbólica da cultura“, “A joia como objeto de arte e suas relações com a corporalidade” e “A jadeíta em muiraquitãs e seu impacto para a Arqueologia da Amazônia”, além de relatos de pesquisadores da área.

Segundo Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Polo Joalheiro e uma das promotoras do Encontro, o objetivo da mudança na data de realização visa propiciar uma maior participação dos profissionais do setor joalheiro no ciclo de palestras. “Realizar o Encontro do Setor durante a Pará Expojoia acaba prejudicando a participação de todos os produtores, lojistas, designers, ourives e lapidários nas palestras, porque precisam estar à frente dos estandes, cuidando da comercialização e divulgação dos produtos. Antecipando o evento, todos poderão acompanhar os temas expostos pelos palestrantes, que são importantes para a qualificação acerca do mercado joalheiro”, destaca a diretora.

Destinado a designers e demais profissionais do setor joalheiro, da produção de moda e estudantes de áreas afins, como artes e geologia, o VII Encontro do Setor Joalheiro é promovido pelo Igama e Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

São oferecidas 150 vagas e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas ONLINE ou no Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Igama, até completar o número já estabelecido. 
Contatos: (91) 3344-3518 | 3344-3557 / e-mail: coordenacaondto@hotmail.com

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso