Manto vai inspirar coleção das Joias de Nazaré 2010

Dentre os inúmeros ícones da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, o manto que recobre a imagem da padroeira dos paraenses chama a atenção pelo esmero com que é feito, e também pelo sentimento de proteção que desperta nas pessoas. Este ano, o manto será o tema da exposição “Joias de Nazaré 2010”, promovida desde 2003 pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e pelo Espaço São José Liberto.

Como acontece todos os anos, a criação das joias acontece durante um workshop, do qual participam os designers vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. Sob a coordenação de Rosângela Gouvêa, professora e coordenadora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o workshop acontecerá a partir desta terça-feira (3) até sexta (06), de 14 às 19h, no auditório do São José Liberto.

Os participantes do workshop também farão uma visita ao Museu do Círio, que funciona no Complexo Feliz Lusitânia, e assistirão a uma palestra sobre a história e o processo de confecção do manto de Nossa Senhora, que se torna uma obra de arte, envolvendo o trabalho de estilistas, bordadeiras e até lapidários, que preparam as gemas minerais usadas na ornamentação da peça.

Desde que foi incluída na programação cultural de outubro do Espaço São José Liberto, a exposição “Joias da Nazaré” já evidenciou símbolos da maior festa religiosa do país, como os brinquedos de miriti e a Basílica Santuário.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso