Pesquisadores debatem ações do setor gemológico na Amazônia

A ampliação e inclusão, até o final de 2010, do Laboratório Gemológico do Polo Joalheiro do Pará na rede de laboratórios do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) é um dos avanços que o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) promoverá na área de gemologia. O anúncio foi feito pela diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, na abertura do II Ensaio Gemológico da Amazônia (EGA), na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do Espaço São José Liberto.

O evento, que prossegue até sábado (17), é realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA), vinculado ao Instituto de Geociências, em parceria com o Igama e o Sebrae-PA, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo os promotores, o objetivo do Ensaio é conhecer as atividades desenvolvidas na Amazônia na área de gemologia por instituições especializadas, como a UFPA, Uepa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), e o Igama – Organização Social que gerencia o Espaço São José Liberto e o Polo Joalheiro do Pará.

Em preparação ao II Ensaio Gemológico da Amazônia, o Igama promoveu um curso de Introdução à Gemologia, no período de 06 a 14 de julho, para os designers de joias e demais profissionais vinculados ao Polo Joalheiro, ministrado por Anna Cristina Meireles.

Abertura - O Ensaio foi aberto pelo professor Marcondes Lima da Costa, da UFPA, com a palestra “Gemologia na Amazônia”. Em seguida, Rosa Helena Neves ressaltou os serviços que o laboratório gemológico do Polo Joalheiro oferecerá ao setor após a ampliação e aquisição de novos equipamentos, viabilizados por recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa). “Com a ampliação e inclusão na rede do IBGM vamos poder oferecer ao setor joalheiro e a outros interessados os serviços de análise e certificação de gemas minerais”, informou.

Rosa Helena Neves também citou as ações de capacitação em lapidação que serão realizadas pelo Igama e Sebrae-PA no garimpo de Alto Bonito, em Parauapebas, envolvendo os associados da Coopergemas (Cooperativa de Beneficiamento de Gemas, Joias e Artesanato Mineral e Orgânico de Parauapebas) e comunidade de entorno.

A direção do Igama pretende ainda desenvolver um trabalho com as gemas minerais a partir do reordenamento do Jardim da Liberdade, com o objetivo de ensinar os visitantes do São José Liberto a identificar e valorizar o acervo gemológico do Pará. “Temos no São José Liberto um Museu de Gemas, e ainda o que consideramos um museu gemológico a céu aberto, o Jardim da Liberdade, e queremos aproveitar esse espaço para mostrar ao público uma parte desse potencial mineral que o Pará detém”, enfatizou Rosa Helena Neves.

Temática - Pela manhã ainda aconteceram as palestras do professor Herbert Poellmann, da Universidade de Halle (Alemanha), que abordou os “Minerais do Brasil”; de Gisele Marques Tavares sobre “Mineralogia e composição química das opalas laranjas de Buriti dos Montes-Piauí: Importância gemológica e genética”; de Suyanne Rodrigues, química industrial da UFPA, que falou sobre “As ametistas de Alto Bonito: mineralogia e química”, e de Anna Cristina Resque Meireles, diretora do Museu de Gemas do Pará, abordando o tema “Minerais dos muiraquitãs e sua importância etnográfica e ocupação pré-histórica da Amazônica”, que integra sua tese de doutorado.

À tarde, o professor Reinhard Richard Wegner, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), falará sobre “A importância da lapidação na valorização e aproveitamento das gemas”.

O Ciclo de Palestras do II EGA inclui ainda as exposições de Ronaldo Alves sobre o tema “Entalhes”, da professora Rosângela Gouvêa, da Uepa, sobre “Joias de motivos amazônicos com minerais”, e de Marcondes da Costa e Anna Cristina Meireles sobre “Seixos triangulóides da Baía do Sol: precursores geológicos dos muiraquitãs”.

A programação desta quinta-feira encerrará com uma visita ao acervo mineral do Espaço São José Liberto. Na sexta-feira (16) e no sábado (17) será realizado, de 8 às 12h e de 14 às 18h, o curso sobre Gemas de Cor, no Laboratório Gemológico do Instituto de Geociências da UFPA. O curso será coordenado por Reinhard  Wegner, e terá a participação de profissionais vinculados ao Polo Joalheiro.

Serviço: II Ensaio Gemológico da Amazônia. Dia 15 de julho, Ciclo de Palestras no Espaço São José Liberto, e nos dias 16 e 17, curso de Gemas de Cor na UFPA. Mais informações: Instituto de Geociências – (91) 3201-7428.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso