Oficinas de gemas e joias oferecem caminhos para novos negócios


Mostrar novas oportunidades de negócios na Amazônia, o principal objetivo da Feira do Empreendedor 2010, foi alcançado nas oficinas de gemas e joias, que aconteceram durante os cinco dias de evento. Ministradas por profissionais vinculados ao Polo Joalheiro do Pará e ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), as oficinas de Embalagem artesanal, Montagem de biojoia, Lapidação de gemas, Produção de joias em estampo, Produção de joias artesanais e Produção de joias em cera foram muito procuradas por estudantes, adultos e pessoas que, mesmo sem nenhum conhecimento prévio, se encantaram com as habilidades dos artesãos, ourives e lapidários.

Atendendo a 14 pessoas no primeiro dia da Feira, o dobro de participantes previsto inicialmente, a artesã Socorro Arnoud passou aos interessados técnicas de confecção de embalagens artesanais, um ramo de negócios fomentado na cadeia produtiva de gemas e joias. Segundo ela, entre os participantes da oficina, ministrada no dia 26 de maio, havia 11 mulheres e três homens, muitos na faixa etária de 20 a 30 anos. Todos acharam bonito o trabalho e resolveram aprender os segredos iniciais da arte de fazer as embalagens com papel reciclado e outros materiais naturais, atendendo aos princípios da sustentabilidade – outro objetivo da coordenação da Feira do Empreendedor.

“Alguns acabaram voltando nos outros dias da Feira dizendo que querem continuar aprendendo. Disse a eles que é preciso, primeiro, gostar do trabalho, e depois procurar conhecer as técnicas”, declarou Socorro Arnaud, que começou seu contato com o mundo joalheiro como vendedora de joias, no Espaço São José Liberto, passando a gerente de loja. Mas resolveu investir na confecção das embalagens diante da demanda crescente, e fez cursos de reciclagam e tintura e papel oferecidos pela Fundação Curro Velho. Hoje, com uma unidade produtiva própria, ela já oferece trabalho para vários membros da família.

Novos horizontes - Socorro Arnoud destacou as possibilidades de negócios oferecidas pela Feira do Empreendedor não apenas para visitantes e participantes da programação técnica. Ela recebeu várias propostas para ministrar oficinas. “Estou muito animada com as possibilidades que encontrei aqui”, ressaltou.

O mesmo sucesso foi registrado na oficina de Lapidação de gemas, sob a orientação da lapidária Leila Salame. Operando apenas um equipamento, ela não teve como atender a todos os interessados, que participaram da oficina no dia 28. O público foi formado, principalmente, por alunos do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam). “Não tive muitas dificuldades porque esse público já tem noção do que é uma gema mineral e a lapidação”, informou Leila, que será instrutora em um projeto de qualificação em lapidação a ser ministrado, a partir de junho, a adolescentes atendidos pela Funcap, fundação responsável pelo atendimento a crianças e jovens infratores.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso