Oficinas de joias e embalagens artesanais integram a Feira do Empreendedor 2010


Aprender a confeccionar uma joia ou uma embalagem artesanal e ainda levar a criação para casa, sem qualquer custo. Essa é apenas uma das atrações da Feira do Empreendedor 2010, que oferecerá uma vasta programação técnica e cultural de 26 a 30 de maio, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 16 às 22h. Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e governo do Estado, em parceria com várias instituições financeiras, comerciais e privadas, o evento é uma grande oportunidade para a realização de negócios em vários setores da economia.

O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), parceiro do Sebrae no projeto de qualificação e organização do setor joalheiro do Pará, terá uma programação específica dentro da feira, com palestras, seminário, exposições, debates e as oficinas do processo produtivo.

A primeira palestra será sobre o tema “A Cultura como valor econômico para a joia contemporânea”, que acontecerá no dia 27, de 10h30 às 12h30, na sala 7 do Hangar. O palestrante é o designer de joias italiano Stefano Ricci, professor da Universitá di Roma La Sapienza. Um dos profissionais do design de joias mais requisitados da Europa, Stefano Ricci desenvolve desde 2008, em Belém, o projeto de qualificação e estruturação da Escola de Joalheria do Pará, um conceito de joia artesanal que ele levará para os mais importantes centros produtores e consumidores de joias, como já fez com a tradicional Escola de Joalheria de Roma.

Junto com o professor e mestre ourives Claudio Franchi, Stefano idealizou e editou um livro com os modos de fazer e as histórias dos profissionais vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. Todo o fascínio exercido pela produção de joia artesanal, e o valor desse tipo de produto no mercado joalheiro, Ricci vai expor ao público local.

Novos empreendedores - Nos dias 28 e 29 (sexta-feira e sábado) acontecerá o Seminário de Inclusão, Desenvolvimento e Formação de Novos Empreendedores do Setor de Gemas e Joias, destinado a profissionais que desejam participar do Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Metais Preciosos, mantido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), e gerenciado pelo Igama. O seminário, destinado a designers, lapidários, ourives e novos empreendedores do setor de gemas e joias, tem o apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Também no dia 28, de 10h30 às 12h30, na sala 8 do Hangar, haverá a exposição, seguida de debate, sobre  “O Papel do Sebrae-PA na formação de novos empreendedores no Projeto Gemas e Joias da Região Metropolitana de Belém”, com Cleide Tavares, diretora superintendente do Sebrae-PA, em exercício, e o “Programa Polo Joalheiro do Pará: diretrizes, ações e desafios”, com a diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, seguida da palestra “Apropriação do imaginário paraense pelo design de joias”, com a professora Rosângela Gouvêa, do curso de Design na Uepa. No dia seguinte esta programação será realizada na sala 4, de 8h30 às 10h20.

As inscrições para a palestra e o seminário estão sendo feitas no Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NTDO) do Igama, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas, de 09 às 19h), ou pelo blog saojoselibertoigama.blogspot.com.br.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas no Sebrae (Rua Municipalidade), em horário comercial, ou pelos sites www.pa.sebrae.com.br / www.feiradoempreendedorpa.com.br. Cada inscrito poderá participar apenas de uma oficina. As vagas são limitadas.

Programação de oficinas

Dia 26
Embalagem artesanal - 16h30 às 19h e de 19h30 às 22h

Dia 27
Montagem de biojoia – 16h30 às 19h e 19h30 às 22h

Dia 28
Lapidação de gemas - 16h30 às 19h e 19h30 às 22h

Dia 29
Produção de joias em estampo – 16h30 às 19h
Produção de joias artesanais – 19h30 às 22h

Dia 30
Produção de joias em cera - 16h30 às 19h e 19h30 às 22h

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso