Joias do Pará participam em Florianópolis da II Mostra de Desenvolvimento Regional

Noventa joias do Pará integram o estande da Mesorregião do Bico do Papagaio na II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, aberta na quarta-feira (10) no Centro de Convenções de Florianópolis (Santa Catarina). O evento, que acontecerá até domingo (14), é promovido pelo Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de reunir e mobilizar setores da sociedade para um amplo debate sobre as políticas públicas destinadas a fomentar o desenvolvimento regional.

O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, foi convidado pelo Ministério da Integração a participar da II Mostra, a exemplo do que aconteceu em 2009, quando foi realizada a primeira edição do evento, em Salvador (BA). O diretor comercial do Igama, Thiago Albuquerque, representa o Polo Joalheiro.

“Levamos para o evento joias dos lojistas e dos produtores que comercializam na Loja UNA. São peças variadas, em ouro, prata e gemas minerais e orgânicas, e também joias das coleções produzidas em 2007, 2008 e 2009”, informou Thiago Albuquerque.

A importância do desenvolvimento regional para a economia brasileira foi destacada, na abertura da Mostra, pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. A secretária de Programas Regionais do MI, Márcia Damo, ressaltou o apoio do Ministério ao fortalecimento das políticas e ações voltadas ao desenvolvimento das regiões. A cerimônia de abertura contou com a apresentação do Balé Bolshoi.

Público alvo - O evento, que tem entrada franca, é voltado a técnicos governamentais, empresários, pesquisadores, estudantes, governos locais e regionais, agentes financeiros, organismos internacionais e representantes de entidades sociais. Integram a II Mostra produtos das 13 mesorregiões apoiadas pelo MI, reunindo trabalhos de mais de 180 produtores de todo o país. Entre os produtos comercializados, além das joias do Pará, estão o artesanato e produtos da agricultura familiar.

A programação inclui ainda mostras institucional e cultural, rodada de negócios e o Congresso Internacional, com palestras, painéis temáticos, apresentações de debates de experiências, oficinas e mini cursos, com o objetivo de consolidar os conhecimentos sobre desenvolvimento regional.

A inclusão do Polo Joalheiro do Pará na Mesorregião Bico do Papagaio, da qual o Pará faz parte junto com os Estados do Maranhão e Tocantins, já permitiu que as joias criadas e confeccionadas pelos profissionais locais fossem expostas em centros produtores da Itália e no Seminário Open Days 2009, realizado em Bruxelas, capital da Bélgica, em outubro passado.


Ascom/Igama (com informações do site do Ministério da Integração Nacional)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso