Expojoia reserva espaço para oficinas de brincadeiras populares

Desenvolver o processo criativo por meio de brincadeiras populares, como as cantigas de roda, é o objetivo da Oficina de Brincadeiras Populares que acontecerá neste sábado (12), de 16 às 18 horas, no Espaço São José Liberto, como parte da programação da VI Pará Expojoia – Amazônia Design. Na manhã de domingo, de 09 às 11h30, será realizada a Oficina de Brinquedos Populares, abordando a confecção de brinquedos em miriti. Ministradas pelo arte educador Maurício Delaroche, as oficinas oferecem 60 vagas – 30 para cada dia, sem necessidade de inscrição prévia.

“A Pará Expojoia é uma feira voltada à divulgação e comercialização da produção joalheira local, mas também abrimos espaços na programação para as atrações culturais e, desde o ano passado, para ações destinadas ao público infantil. É uma forma de oferecer aos adultos uma oportunidade de vir à feira com os filhos e integrá-los ao ambiente do evento. As crianças que estiverem no São José Liberto no horário das oficinas podem participar”, ressalta Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição promotora da feira junto com o governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect). O evento tem o patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Na Oficina de Brincadeiras Populares, as crianças aprenderão a importância do desenvolvimento das brincadeiras em suas várias linguagens, trabalhando as cantigas de roda e as influências exercidas nesse tipo de brincadeira pelas culturas, indígena, negra e europeia.

Miriti – Uma das mais populares palmeiras amazônicas, o miritizeiro (Mauritia flexuosa), também conhecido como buritizeiro, fornece a matéria prima para a confecção de inúmeros objetos, principalmente os famosos brinquedos de miriti, um dos símbolos da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, realizada em outubro na capital paraense. A arte de transformar a parte interna da palmeira de miriti em objetos lúdicos é o objetivo da Oficina de Brinquedos Populares, na qual as crianças aprenderão a manusear a palmeira, conhecida também como “isopor da Amazônia”, devido a sua leveza.

Serviço: Oficina de Brincadeiras Populares no sábado (12), de 16 às 18h, e Oficina de Brinquedos Populares no domingo (13), de 09 às 11h30, no Espaço São José Liberto, dentro da programação da VI Pará Expojoia – Amazônia Design. Entrada franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso