Celeste Heitmann comemora 25 anos de arte com exposição no São José Liberto

Um trabalho iniciado nas artes plásticas, no colorido mundo das telas, tintas e pincéis, cresceu com a experiência e o domínio de novas técnicas. A exposição “Celeste Heitmann: Arte e Design”, que será aberta nesta quinta-feira (10), às 19 horas, no Espaço São José Liberto, traz em linhas de joias e bolsas uma mostra de 25 anos de criações da artista Celeste Heitmann, inspiradas nas belezas e mistérios que ela identifica no cenário da Amazônia. São 10 joias em ouro, prata e gemas e 20 bolsas, que ficarão expostas até 27 de setembro.

Portuguesa de nascimento, ela atravessou o Oceano Atlântico com a família ainda menina, para fixar residência em Belém. Aqui, a natureza peculiar só ajudou a aflorar o talento de Celeste, que começou a desabrochar na pintura. No segundo momento de sua carreira, as pinturas começaram a sair das telas para outro segmento artístico: o artesanato.

Surgiam as bolsas de Celeste Heitmann, que rápido ganharam reconhecimento dentro e fora do Pará, por estamparem as paisagens que a artista transportava do cotidiano para as telas. A religiosidade da Artista está presente nas telas, bolsas e joias, que retratam a devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Na exposição “Celeste Heitmann: Arte e Design” a cruz está presente em várias inspirações.


Moda - As bolsas abriram as portas do mundo glamouroso da moda para o trabalho de Celeste Heitmann. A parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará) levou Celeste para as passarelas do Moda Pará – o grupo de fomento à produção de artigos de moda criado e mantido pelo Sebrae -, e do Fashion Rio, um dos maiores eventos do setor. Ali foi convidada a participar da coleção do estilista mineiro Vitor Dzenk, referência no mundo da moda brasileira.


Com seu trabalho já conhecido e comercializado em outros países, Celeste Heitmann começou a trilhar o caminho da criação e produção de joias, um mercado onde ela também rápido conquistou um espaço definitivo. Suas peças, que se destacam pela criatividade e valorização das gemas minerais, vêm integrando desde 2008 todas as coleções criadas pelos profissionais do Polo Joalheiro do Pará.

Um dos diferenciais do trabalho de Celeste Heitmann é a exclusividade. “Nas bolsas, trabalho com peças únicas, pintadas em seda e coador de café. Nas joias, valorizo muito as gemas”, destaca a artista, que na produção joalheira trabalha com o ourives Joelson Leão.

Qualificação – Ainda em Lisboa, Celeste ganhou prêmios em desenho na Escola Técnica de Almada e no Liceu Frei Luís de Sousa. Nos anos 80, fez cursos de espátula em tela com a artista plástica Vanju e buscou qualificação em cursos em São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa (Portugal).

Celeste Heitmann também já levou seu trabalho para Bressuire, na França, e para os Estados Unidos. No Pará, recebeu a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, por seu trabalho de divulgação do Pará.

A exposição “Celeste Heitmann: Arte e Design” é promovida pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia / Polo Joalheiro do Pará, e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), com apoio do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, e Agência Norte Comunicação.

Aberta na próxima quinta-feira, a exposição pode ser visitada de terça a sábado, de 09 às 19 horas, e aos domingos, de 10 às 19 horas. A entrada é franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso