Presentes de marcas autorais paraenses podem ser encontrados no Espaço São José Liberto

Vitrine do Espaço Moda com peças da coleção "Território da Moda" no dia do lançamento |
Fotografia: Ascom/IGAMA
 Joias, bolsas, acessórios e peças de vestuário são itens que podem ser encontrados no Espaço São José Liberto, território criativo da cidade que reúne diversos produtos de marcas autorais locais, incluindo a inédita coleção “Território da Moda”, lançada na última sexta-feira, 15, no Espaço Moda.

Resultado do Workshop de Geração de Produtos – Vestuário, ministrado pelo designer Fernando Hage, entre junho e novembro deste ano, a coleção reúne peças de cinco marcas autorais paraenses: TuCrias, Stélvia de Carvalho, Fábio Purificação, Prado e Madame Floresta. Os criadores estiveram reunidos com convidados que estavam interessados em conferir as novas estampas e modelagens das roupas.

Fernando Hage, Tiago Prado, Renata Gonçalves, Graça Arruda, Fábio
Purificação, Núria Juelma e Rosa Helena Neves | Fotografia: Ascom/IGAMA
Fernando Hage afirma que o resultado não poderia ser mais positivo, apesar das dificuldades. Para ele, é um processo para pensar a loja como um espaço de criatividade dos designers: “é um processo de aprendizado, tanto para os designers que tem que aprender a se adaptar a uma loja, a um mercado, as especificações que esse espaço tem, como também para o ESJL ter que lidar com o setor do vestuário”.

Graça Arruda, proprietária da marca Madame Floresta, trouxe os bordados inspirados no Ver-o-Peso para a nova coleção. “Eu gostei muito porque eu coloquei a minha arte e eu não sei fazer um trabalho de uma coleção sem agregar os bordados”, afirma dona Graça sobre o resultado. Núria Juelma, da Stélvia de Carvalho, afirma que o caminho para a gestão de um negócio é difícil, porém, o resultado é recompensador. Ela trouxe estampas e cores inspiradas em Angola na produção das suas peças.

Fábio Purificação, com a sua marca homônima, produziu uma coleção cápsula inspirada na selva urbana de Belém. Para ele, é essencial que os produtos tenham boa qualidade e o lançamento da coleção é a oportunidade de celebrar a moda local. Tiago Prado, da marca Prado, aposta no designer diferenciado das peças: “trouxe vestidos, camisas masculinas e uma peça sem gênero com shape diferente, roupas mais simples, com detalhes na lateral para valorizar a estampa”. Renata Gonçalves, da TuCrias, também apresentou vestidos e camisas com modelagens mais leves e estampas inspirada nas escamas de peixes tipicamente paraenses. As peças estão disponíveis para comercialização no Espaço Moda, assim como colares, pulseiras, bolsas, brincos e calçados de marcas autorais paraenses que são vendidas na loja colaborativa.

A coleção “Território da Moda” é uma ação do Arranjo Produtivo Local de Design, Moda e Indústria do Vestuário – Polo Metrópole, em uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Núcleo Estadual de Arranjo Produtivo Local (NEAPL) / PA e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), voltado para promover a integração dos empreendedores criativos, as microempresas e as instituições sociais e acadêmicas, entre outros participantes dos aglomerados do setor. 

Bolsas da coleção “Estrela das Águas” em exposição 
A designer e artista plástica Celeste Heitmann na lançamento da sua coleção "Estrela das Águas" |
Fotografia: Ascom/IGAMA

Outra opção de presente são as bolsas da renomada designer e artista plástica Celeste Heitmann que estrão em exposição comercial a partir de amanhã, 19, abre no Espaço São José Liberto. Nos dias 12 e 13 de dezembro, a designer esteve no Espaço para promover o lançamento da nova coleção de bolsas inspirada na vitória-régia.

De acordo com Celeste, o incentivo para a criação das novas bolsas veio por meio da flor “por ser uma flor da Amazônia, por ser uma flor muito bonita pelos tons e pela harmonia que ela cria com as suas cores”. As bolsas da coleção, feitas em croco e cetim de seda pura, são estampadas com pintura em tecido produzida pela artista plástica. As peças possuem tons de verde-oliva, rosa e lilás e os modelos variam da tradicional bolsa baú até modernas mochilas e bolsas transpassadas, com detalhes em ouro.

A exposição da coleção é uma ação de apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – Organização Social que gerencia o Espaço São José Liberto - aos empreendedores do Espaço Moda e tem como finalidade incentivar e fortalecer o trabalho desenvolvido pelos pequenos empresários. Celeste Heitmann é uma das designers que faz parte do Programa Polo Joalheiro mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

Serviço
Coleção de vestuário “Território da Moda” disponível para comercialização | Espaço Moda
Exposição comercial da coleção de bolsas “Estrela das Águas” de Celeste Heitmann
De 19 a 31 de dezembro| Área de Exposição do Espaço São José Liberto
O Espaço São José Liberto funciona de terça a sábado, de 9h às 18h30, domingo e feriados, de 10h às 18h

No dia 24/12, o horário será de 10h às 17h
No dia 31/12, o horário será de 10h às 14h
Nos dias 25/12 e 1°/01/ 2018 o Espaço São José Liberto estará fechado.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso