Lapidação na Amazônia contemporânea é tema de pesquisa de mestrado de designer do Programa Polo Joalheiro

Convite para a defesa de Mestrado do designer Jorge José Pereira Duarte | Imagem: divulgação

Discutir a lapidação de joias na Amazônia contemporânea é o tema da dissertação de mestrado do designer Jorge José Pereira Duarte. O trabalho intitulado “Lapidação criadora na joalheria contemporânea da Amazônia: processo criativo de um designer de joias” será defendido amanhã, 22, no Espaço São José Liberto, às 16h. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes, vinculado ao Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

Jorge Duarte atua ativamente no Programa Polo Joalheiro há quatro anos e já participou de mais de doze exposições do Programa que, para ele, é um agente fundamental nos seus estudos porque “o Polo inspirou meu trabalho e por meio das oficinas e workshops do programa que eu pude desenvolver meu método de criação”. Jorge é graduado em Design de Produtos, pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, e especialista em Design de Moda, pela Universidade da Amazônia.

A pesquisa de Jorge Duarte parte da experiência profissional do autor como designer e discute o processo de criativo de joias no Polo Joalheiro. O trabalho trata da lapidação de joias na contemporaneidade e quais as bases inspiradoras na hora de criar os adornos, partindo das práticas artísticas do próprio autor e da pesquisa teórica baseada nas noções de Etnocenologia e Sociologia Compreensiva para refletir sobre a função das joias nos dias de hoje.

O trabalho é orientado pelo professor Miguel de Santa Brígida Junior, mestre e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Também compõem a banca examinadora Ana Flávia Mendes Sapucahy, artista, professora e pesquisadora da UFPA, doutora e mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Virgínia Pereira Cavalcanti, avaliadora externa, professora associada do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco.

Serviço
Defesa da Dissertação “Lapidação criadora na joalheria contemporânea da Amazônia: processo criativo de um designer de joias” de Jorge José Pereira Duarte
Data: 22 de junho, às 16h
Local: Auditório do Espaço São José Liberto


Ascom/IGAMA




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso