São José Liberto recebe exposição de artesanato em homenagem à Nossa Senhora



Nossa Senhora de Nazaré, criação de Cídia Martins, do EntreSantos. Foto: Márcio Ferreira - Ag. Pará

Pelo segundo ano consecutivo, o Espaço São José Liberto (ESJL) recebe exposição de artesanato em homenagem à padroeira dos paraenses. “Nossa Senhora de Nazaré entre santos” é o tema da mostra de santos em gesso pintados artesanalmente com diversas técnicas, que será aberta nesta terça-feira, 4, às 18h, na Capela São José, com apresentação do Madrigal da Universidade do Estado do Pará (Uepa). As peças serão comercializadas no local. A entrada é gratuita.

A mostra reúne cerca de 40 imagens de santos e anjos pintadas à mão com diversas técnicas, trabalho meticuloso das artesãs do Grupo EntreSantos, que ano passado, no mesmo local, promoveu a exposição “Nazaré e outras Marias”, retratando várias fases da vida de Maria, a mãe de Jesus.

A ambientação da nova mostra é da designer Barbara Müller. As imagens representando Nossa Senhora de Nazaré ficarão dispostas no centro da capela, rodeadas pelas demais imagens. No espaço também haverá painéis explicativos contando a história dos santos e santas.

“Este ano pensamos em trazer santos variados, mas é sempre uma homenagem para Nossa Senhora. Dessa vez quisemos mostrar santos no lugar de outras Marias (outras denominações de Nossa Senhora). Procuramos os santos mais populares e outros nem tão conhecidos assim”, conta a artesã Lilia Chaves, que integra o experiente grupo de pintura artesanal, também formado por Amélia Franco, Betty Castro, Cídia Martins e Linda Toscano.

O público que visitar a mostra poderá ver santos de sua devoção e apreciar os santos e anjos pintados, como São José, São Pedro, São Judas Tadeu, São Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, Santo Expedito, São Miguel, São Rafael, São Gabriel, São Longuinho, São Bento, São Bernardo e o Menino Jesus de Praga, entre outros. Entre as santas, estarão expostas Santa Catarina, Santa Edwirges, Santa Rita e Santa Terezinha.

Um dos santos da mostra, São José de Botas, destaca Amélia Franco, é uma imagem bem brasileira porque foi criado pelos Bandeirantes e mostra o pai de Jesus com as vestimentas características do grupo que surgiu no período colonial e, até hoje, existe com a vocação de preservar o meio ambiente.

                                   
                                                   São José, criação de Linda Toscano, EntreSantos. Foto: Márcio Ferreira - Ag. Pará

Cídia Martins explica que o grupo usou técnicas diferentes para reproduzir imagens de diversos tamanhos, fazendo referência ao período em que foram criadas, passando pelo clássico, barroco, romântico e realista, como a réplica da imagem da padroeira dos paraenses, que tem o estilo barroco. “Usamos as técnicas barroca, louça portuguesa (fundo branco e rosas azuis), terracota, ferro fundido, prata envelhecida, ‘découpage’ e ‘wedgwood’, que é uma técnica inglesa que utiliza as cores azul e branco”, detalhou Cídia. As artesãs trabalharam com tintas PVA, acrílicas e a óleo, folhas e gotas de ouro, além de lacas e vernizes variados e colagens. 

A exposição foi desenvolvida durante aproximadamente sete meses no atelier do Grupo EntreSantos, criado em 2013. A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio do Grupo de Artesãs EntreSantos, do Núcleo de Arte e Cultura da Uepa e da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA).

Serviço

Exposição “Nossa Senhora de Nazaré entre santos”. De 4 a 29 de outubro, na Capela São José do ESJL. A exposição ficará aberta ao público no horário diferenciado do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas) no mês de outubro: de segunda a sábado, de 9h as 18h30, e aos domingos, de 10h as 18h. No sábado da procissão da Trasladação, 8 de outubro, funcionará das 9h às 15h. No domingo do Círio, dia 9, funcionará das 14h às 18h. O espaço não abrirá nos dias 24 (segunda), Recírio e Dia do Comerciário, e 30 de outubro (segundo turno das eleições municipais). Entrada franca.

Por Luciane Fiuza - Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso